Como será o outono 2020 na Região Nordeste?

21/03/2020 às 14:34
por Redação

Atualizado 21/03/2020 às 14:51

Oferecimento
Estação marca o aumento da chuva na costa norte e no leste da Região.

A Região Nordeste, junto com o Sudeste, foram os grandes beneficiados com a chuva do verão de 2020. Com a água do oceano Atlântico Norte mais aquecida do que normal na costa norte do Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) tem atuado com mais força sobre o Maranhão, o Piauí, o Ceará e o Rio Grande do Norte. Estes estados e também o oeste da Bahia tiveram bastante chuva durante o verão 2020.

 

Em muitas regiões do país, o outono é uma estação de diminuição da chuva. Porém, para muitas áreas da Região Nordeste, os meses de outono são os mais chuvosos do ano. Na costa norte e no leste do Nordeste, a chuva é mais frequente e volumosa justamente no outono. 

As áreas de instabilidade da ZCIT provocam chuva na costa norte do Nordeste e os Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOLs) são responsáveis por eventos de chuva volumosa na costa leste nordestina. Além disso, durante os outono, frentes frias podem avançar pelo litoral da Bahia e também provocam chuva.

 

A ZCIT continua bastante ativa na costa norte do Nordeste no começo da estação provocando mais chuva. Confira mais detalhes da previsão para o outono 2020 no Nordeste, com o meteorologista Filipe Pungirum.