Oferecido por
A maioria das áreas da Região Sul não apresenta muita variação do volume de chuva médio de uma estação para outra. Em anos normais, a chuva é regular ao longo do ano todo.
Mas o verão de 2020 na Região Sul foi de pouca chuva e quente. Dezenas de cidades, especialmente do Rio Grande do Sul, entraram em situação de emergência por causa de seca.
Algumas massas de ar frio de origem polar que passaram sobre o Região Sul provocaram um resfriamento acentuado, fazendo com que a temperatura baixasse para valores entre 5°C e 10°C em algumas áreas dos três estados. Alguns pontos bastante elevados da serra catarinense tiveram até um pouco de geada.
Mas é durante o outono que o Sul do Brasil começa a receber as massas de ar frio intensas, com potencial para provocar muito frio, geada em regiões fora das serras e eventualmente até alguma neve.
A expectativa para o outono de 2020 é que volte a chover sobre o Sul do Brasil, especialmente durante o mês de maio. É em maio também que deve começar a esfriar de verdade. Porém, junho deve ser com chuva abaixo da média.
Confira a análise do outono 2020 na Região Sul com o meteorologista Filipe Pungirum