Temporais no Nordeste

24/03/2020 às 07:54
por Redação

Oferecimento
Calor e alta umidade vão predominar na Região nesta terça.

 Nesta terça-feira, 24 de março, a circulação dos ventos deve estimular a formação de áreas de instabilidade sobre praticamente toda o Nordeste do país. Não chove apenas em parte da costa norte da Região.

 

Toda a Bahia, Sergipe, Alagoas, o centro-oeste de Pernambuco, o centro-sul do Piauí e o sul do Maranhão, incluindo Salvador, Aracaju e Maceió, vão ter um dia com muitas nuvens, chuva a qualquer hora e poucas aberturas de sol.

 

No litoral do Ceará e em praticamente todo o Rio Grande do Norte, incluindo Fortaleza e Natal, o sol vai aparecer forte e não tem previsão de chuva. Já, nas demais áreas, incluindo Recife, João Pessoa, Teresina e São Luís, a previsão é de sol durante o dia e pancadas de chuva entre a tarde e a noite.

 

Alerta para temporais

O norte e o oeste da Bahia, o oeste de Sergipe, Alagoas, Paraíba, o sul do Ceará, do Maranhão, do Piauí e centro-oeste de Pernambuco têm risco de temporais nesta terça-feira. Em praticamente todas as outras áreas o risco é de chuva com moderada a forte intensidade, mas que deve ser localizada e pode vir acompanhada de raios e rajadas de vento.

 

Alagamentos e deslizamentos de terra

Segundo o CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), o centro-norte do Maranhão,  do Piauí e a região de Salvador estão com alto risco de alagamentos e deslizamentos de terra nesta terça-feira. No leste de Pernambuco, Alagoas e Sergipe o risco é moderado.

Foto de Weslley Santos, Presidente Dutra (BA)

 

Quarta-feira instável

Apenas o sul e  litoral sul da Bahia não tem previsão de chuva nesta quarta-feira, 25 de março. O sol vai aparecer entre muitas nuvens no começo no dia, mas ainda pela manhã a nebulosidade diminui e o dia segue ensolarado. A chuva será frequente, com poucas aberturas de sol, no norte da Bahia, em Sergipe, Alagoas, centro-oeste de Pernambuco, da Paraíba, centro-sul do Ceará, Piauí e Maranhão. Chove de forma passageira no litoral do Ceará e no Rio Grande do Norte. Nas demais áreas do Nordeste a chuva vem em forma de pancadas entre a tarde e a noite. 

 

A tendência para os próximos dias é do Nordeste seguir com predomínio de sol, calor e alta umidade, com risco de pancadas de chuva, a partir da tarde, em grande parte da Região.

 

A Bahia teve chuva volumosa

Entre 9h do dia 22 de março e 9h do dia 23 de março, o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou 83,6 mm de chuva em Uauá , 59,2 mm em Conde. Sertão da Paraíba também teve chuva, com acumulado de 55 mm em Monteiro. Nos próximo dias tem mais chuva prevista para a Bahia.

 

Confira a previsão para o outono 2020 no Nordeste.

 

CIDADES RELACIONADAS

Aracaju - SE

24°
min

31°
max

15mm / 83%

Natal - RN

24°
min

30°
max

20mm / 83%