Tempo seco com muita luminosidade no Sul do BR

25/03/2020 às 15:56
por Angela Ruiz

Oferecimento
Chuva retorna no fim de semana sobre a maioria das áreas da Região

O ar seco e quente que atua no Sul do Brasil está afastando as nuvens carregadas de chuva e isto, está favorecendo os trabalhos de colheita dos campos no Rio Grande do Sul. Por outro lado, agrava o quadro de estiagem que está sendo observado em várias cidades nos três estados da Região. A elevação da temperatura também é ruim para as áreas com decreto de emergência por causa da seca prolongada, pois com o aumento do calor, a evaporação será maior prejudicando ainda mais as áreas agrícolas. 

 

Por outro lado, na cidade, a queda da umidade relativa do ar traz um desconforto para a pessoas que sofrem com problemas respiratórios, principalmente crianças e idosos. 

 

De acordo com os meteorologistas da Climtempo, não há expectativa de chuva nesta quinta-feira em todo o Sul do país. Apesar do dia amanhecer com temperaturas amenas em algumas localidades, especialmente do Paraná, o predomínio ao longo do dia será de sol. A nebulosidade é maior nas áreas litorâneas do Rio Grande do Sul, mas mesmo assim não chove.

 

Atenção para os níveis de umidade relativa do ar

 

Nas horas mais quentes do dia, ou seja, especialmente à tarde, a população do centro-oeste e noroeste do Rio Grande do Sul, centro-oeste de Santa Catarina e do Paraná, devem estar atento aos níveis de umidade relativa do ar que podem ficar abaixo de 30%. A recomendação da OMS, Organização Mundial de Saúde é para evitar exercícios físicos entre 10h e 16h e ingerir muito liquido. 

 

SC_Criciúma-por-André-C.-8-11-18

Foto: André - Criciúma - SC

 

Quando volta a chover na Região?     

 

Na sexta-feira, uma mudança na circulação do ventos irá favorecer a ocorrência de algumas pancadas de chuva a partir da tarde na faixa litorânea entre Florianópolis e o litoral do Paraná, mas a chuva será em pequenas áreas de forma isolada e não será suficiente para mudar o quadro de seca nas demais áreas gaúchas, catarinenses e paranaenses.

 

No fim de semana, as condições para chuva aumentam na Região Sul. Um sistema meteorológico chamado de "cavado" entre a Argentina e o Paraguai vai ajudar a espalhar áreas de instabilidade que avançam para o oeste do Paraná, com chuva e ventos fortes desde cedo. Não dá para descartar o risco de temporal e descargas elétricas atmosféricas.

 

No decorrer do dia, essas áreas de instabilidade se espalham sobre o centro-oeste do Paraná, de Santa Catarina e o noroeste gaúcho trazendo de volta as pancadas de chuva com raios sobre estas áreas. 

 

No domingo, as instabilidades ficam concentradas no Paraná e o norte de Santa Catarina onde há condições para chuva a qualquer hora do dia por vezes de forte intensidade. Só não deve chover no centro-sul gaúcho. 

 

Região Sul - tendência climática para o outono 2020    

 

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

24°
min

30°
max

15mm / 90%