São Paulo registra a menor temperatura do ano

26/03/2020 às 14:19
por Redação

Oferecimento
Entenda algumas mudanças na leitura da temperatura por causa da quarentena. Fique atento com a mudança no tempo no fim de semana!

A madrugada do dia 26 de março foi a mais fria do ano até agora na cidade de São Paulo. O INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - registrou 14,9°C de temperatura mínima no Mirante de Santana, na zona norte da capital, por meio de medição automática. 

 

A leitura dos instrumentos da estação meteorológica convencional parou de ser feita no dia 23 de março, por causa da  quarentena exigida para conter a proliferação do novo coronavirus. 

 

Até que a situação se normalize, as informações do INMET sobre recordes de temperatura e volumes de chuva em São Paulo serão da estação meteorológica automática, que também fica no Mirante de Santana. 

 

Considerando os dados da estação automática, o recorde anterior de menor temperatura em 2020 era de 15,6°C, no dia 27 de fevereiro.

 

Por que as noites têm sido mais frias esta semana?

A falta de nebulosidade à noite e a presença de ar frio de origem polar sobre o estado de São Paulo estão fazendo com que as noites fiquem mais frias nesta primeira semana do outono de 2020.

A perda radiativa (perda de calor natural na atmosfera à noite) fica mais acentuada quando temos poucas nuvens à noite.

 

 

Temperatura do ar em noite com poucas nuvens

 

 

Temperatura em elevação

A tendência a partir desta sexta-feira é de aquecimento e não devemos ter novo recorde. Ventos quentes vindos do interior do país voltam a predominar sobre São Paulo ajudando a elevar a temperatura .

As noites ainda serão amenas, mas com temperaturas maiores do que no começo da semana. As tardes ficam mais quentes e o calor de 30°C poderá ser sentido no fim de semana na Grande São Paulo.

 

 

 

Foto de Irlan Romain, São Paulo (SP)

 

Chuva voltando

Para esta sexta-feira, 27 de março, a previsão é de sol e tempo seco na Grande São Paulo e em praticamente todas as outras regiões do estado de São Paulo. Há previsão de algumas pancadas de chuva apenas para o noroeste do estado e para região de Iguape, no litoral sul. 

 

No fim de semana, todo o estado de São Paulo terá sol e mais calor. No sábado, 28, pancadas de chuva estão previstas a partir da tarde para o oeste/noroeste do estado, incluindo a região de Presidente Prudente, Araçatuba e São José do Rio Preto. Já no domingo, 29, as pancadas de chuva poderão voltar a ocorrer à tarde e à noite em todas as regiões do estado, incluindo a Grande São Paulo.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

23°
max

0mm / 0%