Umidade aumenta e nuvens carregadas se formam sobre SP

29/03/2020 às 13:40
por Redação

Oferecimento
Há risco de chuva moderada forte na tarde e noite deste domingo. SP tem semana úmida depois de dias secos.

Uma mudança na circulação dos ventos sobre o centro-sul do Brasil, em vários níveis da atmosfera, gerou áreas de instabilidade sobre o estado de São Paulo neste domingo, 29 de março. Várias áreas do interior do estado já amanheceram com chuva e também foi possível perceber como a umidade aumentou na região da cidade de São Paulo. Basta ver pela janela como a quantidade de nuvens está maior!

 

 

Os satélites meteorológicos continuam no espaço ao redor da Terra fazendo medições e fotografias da nossa atmosfera. 

Por volta do meio-dia deste domingo, 29, era possível ver muitas nuvens espalhadas por todo o estado de São Paulo. Algumas delas já estavam carregadas sobre o centro, oeste e norte do estado de São Paulo (manchas arredondadas em azul, com partes esbranquiçadas e pontos vermelhos).

Em Presidente Prudente choveu 23 mm apenas pela manhã, pela medição do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia. A região do aeroporto internacional de Guarulhos tinha chuva moderada por volta das 13 horas.

 

Nuvens carregadas sobre SP às 12h00 (Brasília) de 29/3/2020

 

 

 

No decorrer da tarde e noite deste domingo, estas áreas de instabilidade provocam pancadas de chuva com raios em todas as regiões do estado de São Paulo. Há risco de chuva moderada a forte também na Grande São Paulo,  com raios e rajadas de vento com até 70 km/h. 

 

  

Semana com pancadas de chuva em SP

O estado de São Paulo saiu de uma semana seca e agora começa uma semana com maior disponibilidade de umidade no ar. 

O final de março e os primeiros dias de abril de 2020 serão com períodos de sol e pancadas de chuva no estado de São Paulo. A sensação de calor e de abafamento predominam no estado.

 

Nesta segunda-feira, 30 de março, áreas de instabilidade ainda atuam sobre São Paulo, com a influência da circulação de ventos ciclônica em médios níveis da atmosfera. 

No centro-oeste do estado, região onde estão, por exemplo, Bauru e Presidente Presidente, as pancadas de chuva são esperadas para tarde e noite. Mas nas outras regiões do interior, na Grande São Paulo e pelo litoral, as pancadas de chuva poderão ocorrer a qualquer hora.

 

Durante esta segunda-feira, há risco chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento com até 70 km/h. 

 

Atenção! As condições para chuva forte tendem a aumentar no fim da semana com a chegada de uma frente fria ao litoral paulista.

 

 

Foto de Décio Badari, Joanópolis (SP)

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

31°
max

5mm / 90%

Brasília - DF

19°
min

27°
max

4mm / 90%