Oferecido por
Uma mudança na circulação dos ventos sobre o centro-sul do Brasil, em vários níveis da atmosfera, gerou áreas de instabilidade sobre o estado de São Paulo neste domingo, 29 de março. Várias áreas do interior do estado já amanheceram com chuva e também foi possível perceber como a umidade aumentou na região da cidade de São Paulo. Basta ver pela janela como a quantidade de nuvens está maior!
Os satélites meteorológicos continuam no espaço ao redor da Terra fazendo medições e fotografias da nossa atmosfera.
Por volta do meio-dia deste domingo, 29, era possível ver muitas nuvens espalhadas por todo o estado de São Paulo. Algumas delas já estavam carregadas sobre o centro, oeste e norte do estado de São Paulo (manchas arredondadas em azul, com partes esbranquiçadas e pontos vermelhos).
Em Presidente Prudente choveu 23 mm apenas pela manhã, pela medição do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia. A região do aeroporto internacional de Guarulhos tinha chuva moderada por volta das 13 horas.
Nuvens carregadas sobre SP às 12h00 (Brasília) de 29/3/2020
No decorrer da tarde e noite deste domingo, estas áreas de instabilidade provocam pancadas de chuva com raios em todas as regiões do estado de São Paulo. Há risco de chuva moderada a forte também na Grande São Paulo, com raios e rajadas de vento com até 70 km/h.
Semana com pancadas de chuva em SP
O estado de São Paulo saiu de uma semana seca e agora começa uma semana com maior disponibilidade de umidade no ar.
O final de março e os primeiros dias de abril de 2020 serão com períodos de sol e pancadas de chuva no estado de São Paulo. A sensação de calor e de abafamento predominam no estado.
Nesta segunda-feira, 30 de março, áreas de instabilidade ainda atuam sobre São Paulo, com a influência da circulação de ventos ciclônica em médios níveis da atmosfera.
No centro-oeste do estado, região onde estão, por exemplo, Bauru e Presidente Presidente, as pancadas de chuva são esperadas para tarde e noite. Mas nas outras regiões do interior, na Grande São Paulo e pelo litoral, as pancadas de chuva poderão ocorrer a qualquer hora.
Durante esta segunda-feira, há risco chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento com até 70 km/h.
Atenção! As condições para chuva forte tendem a aumentar no fim da semana com a chegada de uma frente fria ao litoral paulista.
Foto de Décio Badari, Joanópolis (SP)