Oferecido por
No primeiro final de semana de abril, a passagem de uma frente fria deixa o tempo instável no sul da Bahia e a ZCIT vai favorecer a formação de muita instabilidade na costa norte da Região. Mas, de uma forma geral, o sol aparece forte na maioria das áreas do Nordeste do Brasil.
Neste sábado, uma frente fria avança ao largo do litoral sul da Bahia e deixa o céu carregado de nuvens e por isso, há condições para pancadas de chuva a qualquer hora do dia.
Áreas de instabilidade também vão ajudar a formar muitas nuvens na faixa litorânea entre Fortaleza e Recife. Nestas áreas e também no Maranhão, Piauí, norte da Bahia, centro-sul do Ceará, interior do Rio Grande do Norte, da Paraíba e de Pernambuco a situação é de atenção para o risco de pancadas de chuva isoladas a partir da tarde que ocorrem de moderada a forte intensidade com raios e rajadas de vento.
Em Aracaju e Maceió, o predomínio é de sol e chuva passageira. De Barreiras, passando por Bom Jesus da Lapa até Salvador, o tempo fica firme com muita luminosidade e temperaturas elevadas.
Acompanhe as últimas notícias do tempo e sobre o covid-19 no Brasil
ZCIT atua na costa norte do Nordeste
No domingo, a frente fria já está em alto mar, mas ainda deixa algumas áreas de instabilidade espalhadas pelo sul da Bahia. Há risco de chuva forte na região de Porto Seguro e Ilhéus.
O ar seco perde força em Salvador e pode chover de forma rápida na capital, na região de Paulo Afonso e em João Pessoa. Na faixa litorânea entre Aracaju a Recife, o sol brilha forte e não há expectativa de chuva. Faz bastante calor nas praias.
A ZCIT - Zona de Convergência Intertropical atua na costa norte do Nordeste entre o Ceará e o Maranhão espalhando muita instabilidade. Nestas áreas, chove a qualquer hora e por vezes com moderada a forte intensidade.
Nas demais áreas da Região, o forte aquecimento associado a umidade alta facilita o crescimento e nuvens e as pancadas isoladas de chuva a partir da tarde. O sul do Maranhão e o sul do Piauí, já podem registrar chuva já pela manhã.
Foto: Rosa Rodrigues Soares - Fortaleza - CE
Leia também: Aviso de ressaca no Sul e Sudeste do Brasil