Frente fria avança sobre o sul da Bahia

03/04/2020 às 19:27
por Angela Ruiz

Oferecimento
Primeiro fim de semana de abril será de muito calor no interior do Nordeste

No primeiro final de semana de abril, a passagem de uma frente fria deixa o tempo instável no sul da Bahia e a ZCIT vai favorecer a formação de muita instabilidade na costa norte da Região. Mas, de uma forma geral, o sol aparece forte na maioria das áreas do Nordeste do Brasil. 

 

Neste sábado, uma frente fria avança ao largo do litoral sul da Bahia e deixa o céu carregado de nuvens e por isso, há condições para pancadas de chuva a qualquer hora do dia. 

 

Áreas de instabilidade também vão ajudar a formar muitas nuvens na faixa litorânea entre Fortaleza e Recife. Nestas áreas e também no Maranhão, Piauí, norte da Bahia, centro-sul do Ceará, interior do Rio Grande do Norte, da Paraíba e de Pernambuco a situação é de atenção para o risco de pancadas de chuva isoladas a partir da tarde que ocorrem de moderada a forte intensidade com raios e rajadas de vento.

 

Em Aracaju e Maceió, o predomínio é de sol e chuva passageira. De Barreiras, passando por Bom Jesus da Lapa até Salvador, o tempo fica firme com muita luminosidade e temperaturas elevadas. 

 

Acompanhe as últimas notícias do tempo e sobre o covid-19 no Brasil 


ZCIT atua na costa norte do Nordeste


No domingo, a frente fria já está em alto mar, mas ainda deixa algumas áreas de instabilidade espalhadas pelo sul da Bahia. Há risco de chuva forte na região de Porto Seguro e Ilhéus.

 

O ar seco perde força em Salvador e pode chover de forma rápida na capital, na região de Paulo Afonso e em João Pessoa. Na faixa litorânea entre Aracaju a Recife, o sol brilha forte e não há expectativa de chuva. Faz bastante calor nas praias.

 

A ZCIT - Zona de Convergência Intertropical atua na costa norte do Nordeste entre o Ceará e o Maranhão espalhando muita instabilidade. Nestas áreas, chove a qualquer hora e por vezes com moderada a forte intensidade. 


Nas demais áreas da Região, o forte aquecimento associado a umidade alta facilita o crescimento e nuvens e as pancadas isoladas de chuva a partir da tarde. O sul do Maranhão e o sul do Piauí, já podem registrar chuva já pela manhã.

 

Foto: Rosa Rodrigues Soares - Fortaleza - CE

 

Leia também: Aviso de ressaca no Sul e Sudeste do Brasil 

 

CIDADES RELACIONADAS

Aracaju - SE

24°
min

31°
max

5mm / 90%

Recife - PE

23°
min

28°
max

40mm / 90%

FASES DA LUA

  • Minguante
    14/05
  • Nova
    22/05
  • Crescente
    30/04
  • Cheia
    07/05

ESTAÇÕES DO ANO

  • Outono
    20/03
  • Inverno
    20/06
  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12