1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Maior superlua do ano acontece esta noite
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Maior superlua do ano acontece esta noite

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

6 min de leitura

Oferecido por

Na noite desta terça-feira (7) e na madrugada de quarta (8), a maior superlua do ano estará no céu. O fenômeno, que deve durar até a próxima quinta, representa a coincidência astronômica da maior aproximação Terra-Lua com a fase cheia da Lua - e isso dá pra gente a sensação de que ela está gigante!

 

Mas não é nada disso! O que acontece é que hoje a lua atinge o Perigeu, o ponto da órbita mais próximo da Terra. Quando ele coincide com a Lua cheia, a impressão visual é de que ela está enorme no céu.

 

O baixo índice de poluição atmosférica durante a quarentena, em decorrência do novo coronavírus, não interfere na visibilidade da Lua - apenas as condições meteorológicas é que têm papel fundamental nisso. Para ver a superlua, o ideal é que o céu esteja com com pouca nebulosidade. A quantidade de nuvens é um fator que pode prejudicar muito a visualização. 

 

Como a recomendação é FICAR EM CASA, que tal caprichar na foto da superlua pela sua janela e postar nas redes e no site da Climatempo usando a hashtag #otempodajanela? Seu registro poderá aparecer em nossas mídias digitais!

 

 

Mas, afinal, onde será possível ver a superlua hoje?

 

Sul

Praticamente toda a Região Sul do Brasil terá pouca nebulosidade nesta noite, o que representa ótimas condições para ver a superlua (isto vale inclusive para as capitais Porto Alegre e Florianópolis!). Já na Grande Curitiba, litoral do Paraná, litoral norte de Santa Catarina e no Vale do Itajaí, o excesso de nuvens baixas deixa quase todo o céu nublado.

 

 

Sudeste

Na Região Sudeste, a visualização da superlua na noite desta terça e na madrugada de quarta-feira será bastante prejudicada pela nebulosidade de uma frente fria. A chance de ver a superlua é relativamente alta somente no centro-norte do Espírito Santo, inclusive na região de Linhares. Já na Grande Vitória, a nebulosidade vai aumentando nesta noite e pode até chover com raios! Na região metropolitana de São Paulo, no Rio De Janeiro e em Belo Horizonte, o céu deve se manter nublado a noite toda a também na madrugada desta quarta.

 

Mesmo brigando um pouco com as nuvens, a região do Triângulo Mineiro e algumas áreas do oeste de São Paulo também terão chance razoável de ver o fenômeno.



Centro-Oeste

Na maioria das áreas do Centro-Oeste, o tempo fica instável na noite desta terça e na madrugada da quarta-feira, com muita nebulosidade e alta chance de chuva. As condições para ver a superlua não ruins, de forma geral.

 

Com muita sorte, esperando a nebulosidade diminuir, vai ser possível espiar a superlua por alguns momentos no centro-sul, leste e norte de Mato Grosso do Sul, no sul de Goiás, na região de Cuiabá e no sudeste de Mato Grosso. As nuvens estarão presente o tempo todo, mas com menor chance de chuva em relação às outras áreas da Região.

 

Entre as capitais, a chance de ver a superlua em Campo Grande e em Cuiabá é um pouco mais alta o que em Brasília e em Goiânia.



Nordeste

Grande parte da Região Nordeste, assim como o Sul do Brasil, fica com poucas nuvens na noite desta terça e na madrugada de quarta-feira. Quase todas as áreas terão boas condições para ver a superlua, inclusive as capitais Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa e Natal. Em Fortaleza, apesar da nebulosidade, a chance de ver o fenômeno é moderada. Em Teresina, São Luís e no norte do Piauí e do Maranhão, a nebulosidade deixa o céu quase todo nublado e chove. Muitas nuvens também aparecem no oeste da bahia, onde há risco de chuva.

 

Norte

A chance de ver a superlua no Norte do Brasil na noite desta terça e na madrugada de quarta infelizmente é muito baixa. Quase toda a Região se mantém coberta por nuvens carregadas que provocam chuva e até trovoadas. 

 

Mas, nem tudo está perdido! A maior chance de ver o fenômeno é no estado de Rondônia, que tem menos nebulosidade e menor chance de chuva.

 

Entre as capitais, a chance de ver a superlua é moderada a alta somente em Porto Velho. Na região de Rio Branco e de Palmas, com muita paciência, vai ser possível espiar alguma coisa. Já em Manaus, Boa Vista, Belém e Macapá, as nuvens devem esconder a lua.

 

 

Texto por Amanda Sampaio e Josélia Pegorim

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias