Cuidados ao pedir delivery durante a pandemia de coronavírus

08/04/2020 às 20:58
por Redação

Oferecimento
Pedido de comida vindo da rua pode estar infectado com o vírus.

A quarentena, seja ela voluntária ou obrigatória, é uma medida crucial para a prevenção da contaminação do coronavírus. O isolamento social é uma tarefa árdua por inúmeros fatores. E para ter um pouco de prazer neste momento tão difícil, muitas pessoas têm apostado no delivery de restaurantes. Apesar de você estar dentro de casa, o pedido vindo da rua pode estar infectado com o vírus. Para nos orientar sobre quais cuidados devemos ter ao pedir delivery em meio a esta pandemia, convidamos o médico imunologista Marcello Bossois para tirar algumas das principais dúvidas sobre a Covid-19 versus delivery.

 

O coronavírus é transmitido via o alimento?

Não. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Covid-19 sobrevive a partir de um hospedeiro, animal ou humano. O alimento em si não transmite coronavírus. Entretanto, como a comida é preparada a partir de contato humano, todas as embalagens, sacolas e outros apetrechos podem ser superfícies contaminadas. Antes de pedir, certifique-se que o restaurante está tomando todas as medidas de higiene necessárias. Mas mesmo que haja confiança, é recomendado que você tome certos cuidados.

 

O que fazer ao receber o delivery em casa?

Para evitar contato desnecessário, sempre opte pelo pagamento via aplicativo. A máquina de cartão de crédito é o palco perfeito para transmissão do vírus. Fora que, dessa forma, você sequer precisa ter contato com o entregador, que também pode estar infectado.

A embalagem da refeição pode ser um grande problema. Por isso, Bossois recomenda colocar o delivery para aquecer novamente no forno ou micro-ondas, se possível (caso o material permita) na mesma embalagem que veio. O vírus sofre com temperaturas superiores a 45°. Também se a superfície permitir, borrife álcool 70%.

 

LEIA MAIS

 

Fonte: Falando de Viagem