Frio bate recorde para o ano em várias capitais do BR

16/04/2020 às 12:13
por Redação

Oferecimento
Temperatura fica abaixo de 0°C nos três estados da Região Sul. Acre registra friagem.

A madrugada do dia 16 de abril foi a mais fria do ano até agora nas  capitais Florianópolis, Curitiba, Campo Grande e Cuiabá. O ar frio de origem polar entrou com força sobre o centro-sul do Brasil e causou uma acentuada queda da temperatura nos estados da Região Sul, em parte do Sudeste, do Centro-Oeste e até do norte do Brasil.

 

Na Região Sul, a temperatura ficou abaixo de 0°C em alguns locais dos três estados. Valores abaixo dos 10°C foram registrados nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. O sul de Mato Grosso chegou a registrar temo ligeiramente abaixo dos 15°C. 

No Acre, a temperatura caiu para menos de 20°C em alguns locais no sul do estado. 

No estado de São Paulo, a menor temperatura nesta quinta foi de 6,0°C em Rancharia. 

 

Confira alguns números do frio no centro-sul do Brasil em 16/4/2020

 

Recorde de frio para 2020 em Florianópolis (SC)

A madrugada de 16 de abril foi a mais fria em Florianópolis em 2020 até agora. O INMET - Instituto Nacional de Meteorologia registrou 11,3°C . O recorde anterior de temperatura mais baixa deste era de 12,1°C em 9 de abril. 

Em Santa Catarina, segundo o INMET, a menor temperatura nesta quinta-feira foi de 0,9°C em Caçador. O Epagri-Ciram registrou 2,9°C negativos em Urupema/Parque de Exposição.

 

Notícias sobre saúde e como se proteger da covid-19

 

Recorde de frio para 2020 em Curitiba (PR)

O frio bateu recorde em Curitiba na madrugada de 16 de abril. Foi a mais fria de 2020 até agora com a  temperatura mínima de 6,6°C, pela medição do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia. O recorde anterior de temperatura mais baixa deste era de 9,1°C em 4 de abril. 

No Paraná, a menor temperatura segundo o INMET foi de 1,7°C negativos em General Carneiro, no sul do estado.

 

Pandemia revela destruição da vida selvagem e ecossistemas

 

Recorde de frio em Campo Grande (MS)

O frio foi intenso em todo o estado de Mato Grosso do Sul na madrugada e amanhecer desta quinta-feira, 16 de abril. A capital, Campo Grande, teve a madrugada mais fria de 2020 até agora. O INMET - Instituto Nacional de Meteorologia registrou 11,9°C de temperatura mínima, por medição automática. O recorde anterior de menor temperatura deste ano era de 16,2°C em 9 de abril. 

No estado de Mato Grosso do Sul, a menor temperatura nesta quinta-feira, 16, segundo o INMET foi de 6,6°C em Rio Brilhante, no sul do estado. Vários locais nesta região registraram temperaturas entre 5°C e 10°C.

 

 

Foto de Fábio - Campo Grande, MS

 

 

Recorde de frio em Cuiabá (MT)

O frio aumentou na madrugada desta quinta-feira, 16 de abril, também em áreas de Mato Grosso. No sul do estado, a temperatura chegou aos 14,6°C em Alto Taquari. Na capital, Cuiabá, a madrugada desta quinta-feira foi a mais fria de 2020. O INMET - Instituto Nacional de Meteorologia registrou 20,0°C de temperatura mínima. O recorde anterior de menor temperatura deste ano era de 21,2°C em 2 de março.

 

#fiqueemcasa, veja a previsão do tempo, vai lá na janela tomar um sol e clique #otempodajanela.

 

Friagem no Acre

O ar frio polar chegou ao Acre e provocou o fenômeno da friagem. A temperatura em Epitaciolândia chegou aos 18,4°C. No parque estadual Chandless, a temperatura mínima foi de 19,8°C. Na capital, Rio Branco, a temperatura mínima foi de 20,7°C, mas não foi recorde. A menor temperatura deste ano até agora foi de 19,4°C em 23 de fevereiro, quando ocorreu uma friagem atípica.

O fenômeno da friagem é caracterizado pela queda da temperatura provocada especificamente pela passagem de ar frio de origem polar sobre áreas do Acre, Rondônia e outros locais da Região Norte.

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

24°
min

29°
max

35mm / 90%

Florianópolis - SC

19°
min

25°
max

5mm / 90%