Brasília comemora 60 anos neste feriado de Tiradentes

21/04/2020 às 10:05
por Angela Ruiz

Oferecimento
Veja como fica o tempo hoje e nos próximos dias

Nesta terça-feira (21), feriado de Tiradentes, é aniversário de Brasília. A capital federal comemora 60 anos sem festa por causa da pandemia do Coronavírus.

 

Brasília é a capital do Brasil, uma cidade que foi planejada, projetada e construída com o propósito de ser a sede do governo brasileiro. A cidade de Brasília está localizada no Distrito Federal, e é conhecida como uma das mais importantes criações do arquiteto Oscar Niemeyer, em parceria com o urbanista Lúcio Costa.

 

O “Plano Piloto”, como foi apelidado o projeto urbanístico da cidade, começou a ser criado em 1956, e custou ao todo cerca de 1 bilhão de dólares. Brasília foi inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, passando a ser a terceira capital do Brasil, após Salvador e o Rio De Janeiro. Uma particularidade da cidade de Brasília é o seu formato similar ao de um avião, quando vista de cima.

 

Graças ao seu estilo urbanístico, a cidade é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) desde 7 de dezembro de 1987.

 

Como fica o tempo neste feriado

 

O sol aparece forte em todo o Distrito Federal e durante a tarde faz calor. O tempo quente e úmido vai facilitar a formação de nuvens e as pancadas de chuva por vezes de moderada a forte intensidade com raios e rajadas de vento. Na quarta-feira o tempo não muda. Com o calor e a umidade alta as pancadas de chuva com raios acontecem principalmente à tarde e a noite, inclusive em Brasília.

 

De acordo com os meteorologistas da Climatempo, a umidade vai aumentar no Distrito Federal na quinta-feira. A circulação de ventos irá ajudar a espalhar muitas nuvens e o tempo fica mais instável com chuva a qualquer hora. 

 

Leia também: Imagem de satélite pode ajudar em ações para conter o Coronavírus

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

22°
min

26°
max

20mm / 90%

Brasília - DF

20°
min

26°
max

20mm / 67%