Chuva continua forte sobre o Nordeste

22/04/2020 às 11:13
por Angela Ruiz

Oferecimento
Volumes de chuva extremamente elevados já forma observados no Maranhão, Piauí e Ceará

Nos últimos dias, tem chovido com frequência e de forma volumosa na maior parte do Nordeste do Brasil. A maior parte da chuva que cai sobre o Nordeste está relacionada ao tempo quente e úmido sobre a região, a circulação dos ventos sobre o Brasil e a presença da ZCIT - Zona de Convergência Intertropical na costa norte da região que continua facilitando a formação de grandes áreas de instabilidade sobre o Nordeste. 

 

Volumes extremamente elevados de chuva 

 

Volumes elevados de chuva já foram observados na Região, especialmente no Piauí, Maranhão e Ceará. De acordo com o Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia, o maior volume de chuva na Região entre 9h do dia 21/04 e 9h do dia 22/04 foi observado na cidade de Bacabal no Maranhão. Nesta localidade, foram registrados aproximadamente 133 milímetros de chuva e em Caxias, 90,9 e em Buriticupu 85,9 mm. 

 

Dados do CEMADEN- Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais mostram que volumes extremamente elevados forma observados no Piauí. Na cidade de União, o órgão registrou no período de 10h da manhã de ontem (21) e 10h de hoje (22), 143,6 milímetros. Nas cidades de Matias Olimpo,142mm, Miguel Alves 95 mm e em Piracuruca 90 mm. Na capital Teresina, choveu 50 milímetros.   

 

No Ceará também forma acumulados volumes elevados. Ainda de acordo com o CEMADEN , choveu neste mesmo período choveu 80 milímetros em Quixerê, 65mm em Russas e 58mm em Crateús. No Rio Grande do Norte, choveu 69,6 milímetros na estação do centro em Caicó.  

 

No decorrer do dia ainda há condições para chuva forte em boa parte do Nordeste. Ainda há risco para temporais especialmente no Maranhão, Piauí, litoral do Ceará, interior da Paraíba e de Pernambuco e áreas de agreste e sertão.   

 

 

Próximos dias

 

Pelo menos até sexta-feira (07), áreas de instabilidade estarão favorecendo o crescimento de nuvens carregadas sobre parte do Nordeste. A Climatempo alerta para volumes de chuva elevados, principalmente no Maranhão e PiauÍ. Os ventos úmidos que sopram do mar deixam o tempo instável om chuva a qualquer hora entre o litoral de Salvador e Maceió

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Teresina - PI

24°
min

31°
max

25mm / 67%

Salvador - BA

23°
min

29°
max

10mm / 67%