Madrugada desta quarta foi a mais fria do ano em Vitória

22/04/2020 às 12:28
por Redação

Oferecimento
Espírito Santo tem noites amenas até a sexta-feira. Saiba o que vai acontecer no fim de semana.

A madrugada desta quarta-feira, 22 de abril, foi a mais fria do ano até agora em Vitória, capital do Espírito Santo. O INMET registrou 18,5°C de temperatura mínima por medição automática. Este tipo de medição é feita sem auxílio de uma pessoa, apenas por um instrumento que mede e transmite a informação automaticamente. O recorde anterior de menor temperatura Vitória este ano era de 19,2°C, em 14 de abril.

 

A madrugada desta quarta-feira foi amena por quase todo o estado do Espírito Santo, em geral com temperaturas abaixo dos 20°C. A menor temperatura no estado foi de 13,8°C em Santa Teresa, mas não ouve recorde de frio por lá. A menor temperatura nesta cidade capixaba foi de 13,6°C em 25/3/2020, segundo o INMET.

 

O resfriamento foi causado pela combinação da presença de ar frio de origem polar, que está espalhado sobre a Região Sudeste, e a pouca nebulosidade na madrugada na maior parte do estado. Este é o efeito de perda radiativa.

 

 

Noites com poucas nuvens são mais frias

 

 

A perda radiativa é a perda natural de calor na atmosfera que ocorre todos o dias, mas é mais acentuada em noites com pouca ou nenhuma nebulosidade. A cobertura de nuvens à noite funciona como um cobertor que ajuda a reter o calor que sai da superfície. Sem as nuvens, este calor é perdido, “escapa” facilmente para o espaço.

 

 

#fiqueemcasa, veja a previsão do tempo, vai lá na janela tomar um sol e clique #otempodajanela.

 

 

Na imagem captada pelo satélite GOES 16 às 6h30 (Brasília, 9h30 UTC) de 22/4/2020, as áreas em preto indicam pouca ou nenhuma nebulosidade. As nuvens aparecem em tons de cinza. A região de Vitória estava quase sem nuvens.

 

 

As áreas escuras indicam pouca ou nenhuma nebulosidade

 

 

Dicas para se proteger de gripes, resfriados e da covid-19

 

 

Madrugadas amenas

O Espírito Santo terá noites com temperaturas amenas nesta quinta-feira e também na sexta-feira. Até lá, o sol predomina no estado e não tem previsão de chuva. Mas a nebulosidade aumenta no fim de semana, volta a chover em vários locais do estado, incluindo a região da Grande Vitória. O aumento da nebulosidade vai aquecer o ar durante as noites.

 

Luvas descartáveis: proteção enganosa contra covid-19

 

 

Foto de Marcelo Pinheiro, Vitória (ES)

CIDADES RELACIONADAS

Vitória - ES

21°
min

29°
max

12mm / 60%

Brasília - DF

19°
min

28°
max

0mm / 0%