Mais um dia de muita chuva no Nordeste

23/04/2020 às 11:33
por Angela Ruiz

Atualizado 23/04/2020 às 11:41

Oferecimento
Grandes acumulados de chuva foram observados novamente em várias localidades do Maranhão, Pernambuco e sertão da Paraíba

A chuva não dá trégua no Nordeste. Várias cidades registraram novamente volumes bem altos de chuva. Nas últimas 24 horas, (período entre 10h de ontem (22) e 10 hs de hoje), o Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, registrou 106,4 milímetros na cidade de Timon, no Maranhão e aproximadamente 54 mm na cidade de São Pedro da Água Branca.

 

Em Pernambuco, neste mesmo período, um volume de chuva extremamente elevado foi observado na cidade de Lajedo, foram 140,6 milímetros. Ainda de acordo com o órgão, em São Bento da Una choveu 82,6 e na estação chamada de Altinho - APAC, na cidade de Altinho foram acumulados 69, 4 mm. Nesta cidade existem mais duas estações, a estação Prefeitura registrou 63, 2 e a estação Altinho, 65,2 mm.

 

Volumes muito elevados de chuva também forma observados na Paraíba. De acordo com dados do Cemaden, foram acumulados na estação Liberdade, na cidade de Patos um total de 117, 2 milímetros. Outra estação em outro ponto da cidade chamada de Belo Horizonte, registrou 93, 2mm.

Na estação gato preto na cidade paraíbana de Souza, forma acumulados 71 milímetros.

 

Salvador com muita chuva nesta manhã

 

Em Salvador, os ventos úmidos que sopram do mar favoreceram também a formação de muitas nuvens carregadas que provocaram chuvas fortes nas últimas 6 horas, segundo o CEMADEN. Entre 5h da manhã e 11h de hoje (23), já foram acumulados na estação CAB, 95,2 milímetros. Na estação Pirajá, 93,7mm, estação Mont Serrat 82, 8 mm e estação Águas Claras, 80, 7mm.

 

Este é o segundo evento de chuva volumosa em Salvador. Dados do Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia, mostram que em Ondina, a chuva acumulada entre 9h de ontem (22) e 9h de hoje (23), 55,2 mm. O total de chuva no mês é de 299, 7 milímetros e está 1% acima da média mensal que é de aproximadamente 296mm. De acordo com a Climatempo, a situação é de alerta para alagamentos em alguns pontos da cidade e deslizamento de encostas, nesta quita-feira.

 

No litoral de Sergipe também foi registrado chuva nas últimas 6 horas. Em Aracaju, a estação do Cemaden Porto D Antas registrou 30, 4 milímetros. 

 

O dia segue instável hoje nestas áreas mencionadas acima. Muitas áreas de instabilidade continuam a se formar no decorrer do dia e há alerta para chuvas forte e isco de temporal em algumas localidades. 

 

Foto: Jamile dos Santos - Salvador - BA

 

Próximos dias

 

Pelo menos até o fim de semana, áreas de instabilidade vão continuar estimulando a formação de nuvens carregadas sobre a costa norte Nordeste, áreas do litoral entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba e também em Salvador. A Climatempo alerta para volumes de chuva elevados com tempo instável e chuva a qualquer hora por vezes de forte intensidade. 

 

CIDADES RELACIONADAS

Aracaju - SE

24°
min

28°
max

60mm / 80%

Belo Horizonte - MG

18°
min

30°
max

0mm / 0%