Abril termina com chuva em todas as capitais do Nordeste

29/04/2020 às 18:22
por Angela Ruiz

Oferecimento
Áreas de instabilidades se espalham sobre oeste do Rio Grande do Norte e da Paraíba

Áreas de instabilidades avançam do mar em direção a costa leste do Nordeste, neste último dia do mês de Abril.

 

A cidade de Salvador segue com tempo instável. A manhã de quinta-feira será marcada por muitas nuvens e chuva persistente e frequente na capital baiana. A tarde pode até ocorrer alguns períodos de melhoria. 

 

Muitas nuvens carregadas também se espalham sobre o litoral de Pernambuco e da Paraíba e no decorrer do dia as áreas de instabilidade avançam para o interior. No oeste da Paraíba e do Rio Grande do Norte, são esperados grandes volumes de chuva acumulados. 

 

A ZCIT - Zona de Convergência Intertropical atua na costa norte do Nordeste e ajuda a espalhar muitas nuvens carregadas no Ceará, centro-norte do Piauí e do Maranhão. Nestas áreas e também nas capitais, Fortaleza, Teresina e São Luís, o alerta é para chuva a qualquer hora do dia. As pancadas mais fortes ficam concentradas principalmente a tarde e a noite acompanhadas de raios e ventania.

 

Muito sol e pancadas de chuva rápidas e passageiras serão observadas em Ilhéus, região de Paulo Afonso, em todo o estado de Sergipe e Alagoas e interior de Pernambuco. Nas demais áreas do Nordeste, muito sol, calor e tempo seco.

 

 

Foto: Marcelo Pinheiro - Natal - RN

 

Tendência para o feriado

 

A tendência é que as áreas de instabilidades percam força sobre Salvador, no feriado de 1º de maio, dia do trabalho. O sol aparece mais forte na capital baiana e a chuva acontece de forma passageira. 

Porém, nuvens carregadas vão atuar sobre o litoral do Maranhão, de Alagoas, de Pernambuco e da Paraíba onde o tempo fica instável com chuva a qualquer hora do dia. Entre o litoral do Ceará e do Rio Grande do Norte as pancadas mais fortes ficam concentradas, principalmente a tarde e a noite. 

 

Pelo interior da Bahia, centro-sul Piauí e oeste de Pernambuco, é o tempo quente e seco que predomina e por isso, não há expectativa de chuva.

 

Leia também: Cantareira tem a menor quantidade de chuva em 20 anos

 

Quer saber a tendência climática para o mês de maio no Brasil? Assista o vídeo abaixo com as meteorologistas Patricia Madeira e Josélia Pegorim

 

   

 

CIDADES RELACIONADAS

Natal - RN

24°
min

31°
max

10mm / 67%

Teresina - PI

23°
min

32°
max

25mm / 67%