1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Calor e ar seco marcam fim de abril no Centro-Oeste
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Calor e ar seco marcam fim de abril no Centro-Oeste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Geone Bernardo, Vicentina (MS)

3 min de leitura

Oferecido por

O último dia de abril de 2020 será marcado por muito sol e baixa umidade no ar na Região Centro-Oeste do Brasil. O tempo fica seco, sem condições para chuva, em praticamente toda a Região. Para esta quinta-feira, dia 30, Só a previsão de algumas pancadas de chuva para o noroeste de Mato Grosso e também para o extremo oeste do Estado de Mato Grosso do Sul, região de Corumbá.  Mas a chuva que ocorrer nesses locais será passageira e em pequenas áreas .

 

Nas horas mais quentes do dia, os níveis de umidade do ar deve ficar entre 20 e 40% na maioria das regiões do Centro-Oeste do país, causando desconforto para muitas pessoas.

 

Até o domingo 3 de Maio,  praticamente não chove na Região Centro-Oeste. Até lá o calor e o tempo seco predominam. O norte de Mato Grosso poderá ter algumas pancadas de chuva. 

 

Os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul devem ficar em locais mais quentes do país nos próximos dias, com temperaturas entre 35°C e 40°C à tarde.

 

 

Homem afeta interações entre planta e ave dispersora de sementes

 

Atenção

Uma forte queda da temperatura em áreas do Centro-Oeste deve ocorrer nas vésperas do Dias das Mães. Cuidado com acentuado choque térmico, pois o calor é intenso antes da chegada desta onda de frio.

 

 

Foto de Geone Bernardo, Vicentina (MS)

 

 

A quarentena continua: clique o #otempodajanela

 

 

Recorde de frio em Brasília

A madrugada da quarta-feira, 29 de abril, foi a mais fria do ano até agora em Brasília.  O recorde de frio para este ano ocorreu pela segunda vez esta semana. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia a temperatura mínima foi de 13,1°C.  o recorde anterior era de 14,7°C no dia 26 de abril.

 

A queda da temperatura está relacionada com a forte subsidência que está ocorrendo sobre a região Centro-Oeste do país, com a atuação de uma massa de ar seco que ganhou força sobre a  Região durante o último fim de semana de abril.

 

A subsidência é um movimento do ar de cima para baixo, associado a um sistema de alta pressão atmosférica.  Esta massa de ar seco é um sistema de alta pressão atmosférica e deixou o Centro-Oeste com muito sol e poucas nuvens nestes últimos dias de abril de 2020

 

 

.

 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias