Oferecido por
Uma anova frente fria vai mudar o tempo em pate de Mato Grosso do Sul.
Nesta terça-feira, o dia começa começa com bastante sol e calor em Mato Grosso do Sul. Mas, o os ventos mudam de direção e anunciam o avanço de uma frente fria que vai ajudar a espalhar nebulosidade sobre o sul e oeste do estado. Entre o final da tarde e noite, as condições já são favoráveis a pancadas de chuva de moderada a forte intensidade com raios e rajadas de vento na região de Ponta Porã e Corumbá.
Campo Grande e as demais áreas de Mato Grosso do Sul, Cuiabá e o centro-sul de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal seguem com predomínio do ar seco e quente sem chuva.
No centro-norte de Mato Grosso, o tempo quente e úmido favorece o aumento de nuvens e as pancadas de chuva isoladas a tarde e a noite com raios.
Foto: Marcelo Fernandes dos Santos - Corumbá - MS
Grande mudança no tempo
A frente fria vai mudar o tempo em todo o Centro-Oeste e quebrar o bloqueio do ar seco. A tendência é que as áreas de instabilidade desta frente fria avancem sobre o Centro-Oeste na quarta-feira espalhando umidade em todos os estados. Os ventos frio vão ajudar a diminuir o calorão em Mato Grosso do Sul nesta semana.
Na região de Ponta Porã, a quarta-feria começa fria e chuvosa e a partir da tarde a chuva diminui.
Na capital Campo Grande, Corumbá e no interior de Mato Grosso do Sul o tempo fica nublado e chuvoso. Como avanço deste sistema, o tempo fica instável no pantanal de Mato Grosso e em Cuiabá. O dia será marcado por muita chuva, raios, possibilidade de queda de granizo e fortes rajadas de vento. Grandes volumes de chuva serão acumulados.
Nas demais áreas do Mato Grosso, em Goiás e no Distrito Federal, a quarta-feira será de sol aumento de nuvens e pancadas de chuva de moderada a forte intensidade principalmente à tarde e à noite. Em alguns momentos a chuva pode vir acompanhada de ventania e descargas elétricas.
Dia das mães será frio em algumas áreas do Centro-Oeste
Quais os recordes de frio atuais das capitais do CO
Goiânia teve sucessivos recordes de menor temperatura para este ano desde o início de Maio. O mais recente foi justamente nesta segunda-feira, 4 de maio. A capital de Goiás registrou a temperatura mínima de 15,4°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.
Brasília estabeleceu um novo recorde de frio para este ano no fim de semana, com a temperatura mínima de 13,1°C. Mas nesta segunda-feira, 4 de maio, a temperatura chegou a 13,2°C, a segunda mais baixa deste ano.
A região de Campo Grande já teve frio intenso em abril. A menor temperatura na capital de Mato Grosso do Sul até agora foi de 11,9°C, no dia 16 de abril, segundo Inmet.
Foi essa mesma onda de frio que passou pelo Mato Grosso e também derrubou a temperatura em Cuiabá. Nesta capital brasileira, a menor temperatura em 2020 até agora é de 17,1ºC no dia 17 de abril.
Mas todos esses recordes vão ser batidos com a grande onda de frio que vem por aí. Prepare-se porque a temperatura vai baixar muito no fim da semana. A partir da quinta-feira, 7 de maio, novos recordes de frio já poderão ocorrer em Campo Grande e em Cuiabá. Já em Goiânia e em Brasília, os novos recordes de frio poderão ocorrer no próximo fim de semana.
Leia também: Maio começa com forte queda de temperatura