Quinta-feira começa com geada generalizada no Sul do BR

06/05/2020 às 18:05
por Angela Ruiz

Oferecimento
A madrugada desta quinta-feira, 7 de maio, poderá ser a mais fria do ano até agora em Porto Alegre e Curitiba

A frente fria que avançou sobre o Sul do Brasil provocou um pouco chuva, mas não o suficiente para reverter o quadro de estiagem na região. De acordo com dados do último boletim 06/05, da defesa Civil do Rio Grande do Sul, 361 cidades estão com situação de emergência decretada. No Paraná, não há registro oficial de cidade em emergência, apenas duas ocorrências de estiagem relatadas que irão passar pela fase de elaboração do laudo e análise, segundo informou a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do estado parananense.    

 

Ar polar entra com força no Sul do Brasil

 

Nesta quinta-feira, o ar polar entra com força sobre a Região Sul do Brasil. O destaque será a queda acentuada da temperatura. A madrugada desta quinta-feira, 7 de maio, poderá ser a mais fria do ano até agora em Porto Alegre e Curitiba. Não se pode descartar completamente a chance de recorde em Florianópolis.

 

O frio vai aumentar e várias cidades do Sul como Uruguaiana (RS) e Bagé (RS), Santa Maria (RS),  Campos Novos (SC), Foz do Iguaçu (PR) e Curitiba (PR), devem amanhecer com ocorrência de geada de moderada a forte intensidade em também em áreas mais elevadas entre o norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

 

Não há expectativa de chuva para a Região Sul do Brasil. A faixa litorânea entre o Rio grande do Sul e Santa Catarina pode amanhecer com muitas nuvens que se dissipam até o final da manhã. Em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul há possibilidade de nevoeiro nas primeiras horas da manhã. 

 

Foto: Wesley Martins - Curitiba - PR

 

Geada pode prejudicar milho no Paraná

 

Alguns produtores destas localidades, de certa forma, podem ser beneficiados já que algumas culturas necessitam de frio para se desenvolver. Mas por outro lado, o impacto da geada pode ser ruim para outros tipos de culturas, que já estão sofrendo com a falta de chuva, como é o caso do milho segunda safra.

 

Nivaldo Forastieri, produtor da cidade de Itambé, no Paraná, conta que a geada pode acabar com todo o milho de segunda safra de sua área agrícola. Por isso, os produtores devem estar preparados e realizar os cuidados com as plantações para que o andamento dos trabalhos no campo e a qualidade da cultura não sejam totalmente comprometidos.  

 

 

Próximos dias

 

Na sexta-feira, o tempo não muda. A grande e forte massa polar estará influenciando o Sul do Brasil. Temperaturas abaixo de 0°C serão observadas nos três estados da Região, com potencial para geada forte.  

 

O frio é uma das situações que aumenta as doenças cardiovasculares e respiratórias. Previna-se! Proteja-se! #fiqueemcasa e #usemascara

 

Leia também: Mar agitado no Sul e no Sudeste do país

 

No sábado, dia 09 de maio, a meteorologista Josélia Pegorim vai comandar uma LIVE para falar da atuação da forte massa polar no Brasil e irá divulgar algumas temperaturas e possíveis recordes. Participe! A LIVE será transmitida no canal Youtube da Climatempo.    

 

LIVE_FRIO_2 

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

19°
min

23°
max

8mm / 90%

Porto Alegre - RS

16°
min

24°
max

5mm / 90%