Grande SP amanhece com nevoeiro e visibilidade reduzida

17/05/2020 às 16:13
por Redação

Atualizado 18/05/2020 às 07:47

Oferecimento
Noites frias facilitam a ocorrência do nevoeiro. Entenda uma das formas mais comuns de formação deste fenômeno.

A madrugada desta segunda-feira, 18 de maio, foi bem fria no estado de São Paulo. O dia começou novamente com um forte nevoeiro sobre a Grande São Paulo e em outros locais do leste do estado de São Paulo, como o Vale do Paraíba e o Vale do Ribeira.

 

Semana seca

Com a presença de uma forte massa de ar seco sobre o estado de São Paulo, o tempo continua aberto e firme nesta segunda-feira. Os dias ficam ensolarados e secos no estado até a quinta-feira, 21 de maio.  Os dias começam frios, mas à tarde esquenta. A umidade relativa do ar fica baixa à tarde, com valores entre 20% e 30% em muitas regiões paulistas, incluindo a Grande São Paulo.

 

Mas fique atento para a mudança no tempo na sexta-feira, 22, quando deve voltar a chover.

 

 

Como o ar seco afeta o nosso corpo?

 

 

O que formou o nevoeiro na Grande SP no domingo?

Um forte nevoeiro encobriu a Grande São Paulo no amanhecer do domingo, 17 de maio, mas que se dissipou por volta das 9 horas dando lugar a um dia ensolarada, com céu azul.

 

O nevoeiro foi formado por causa do resfriamento acentuado na madrugada. Pela medição do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia, a madrugada do domingo foi a terceira mais fria deste ano na cidade de São Paulo. A temperatura mínima foi de 12,2°C, valor que também foi registrado em 8 de maio. O recorde atual de menor temperatura em 2020 na capital paulista é de 11,8°C, no dia 10 de maio.

 

 

Foto de Aline Tochio, Santo André (SP)

 

 

Foto de Paulo Takeschi, São Paulo (SP), zona sul

 

 

Foto de César Soares, São Paulo (SP), zona norte

 

 

Foto de João Basso, São Paulo (SP) - zona oeste

 

A quarentena continua: clique o #otempodajanela

 

Nevoeiro de radiação

O nevoeiro que se formou sobre a Grande São Paulo no amanhecer do domingo, 17 de maio, é chamado de nevoeiro de radiação e é causado pela perda radiativa, que é um processo natural de perda de calor pela atmosfera. Com a perda radiativa, a atmosfera esfria e isto ocorre todos os dias de forma acelerada no período noturno. 

 

A quantidade de nuvens é um fator que interfere diretamente neste esfriamento natural da atmosfera. A nebulosidade retém calor. Assim, o resfriamento da atmosfera é maior em noites com pouca ou nenhuma nebulosidade. Quando há muita nebulosidade à noite, o resfriamento da atmosfera é menor e a temperatura do ar não cai tanto como em uma noite sem nuvens.

 

 

Noites com poucas nuvens são mais frias do que noites com muitas nuvens

 

 

O nevoeiro formado a partir da perda radiativa é um dos tipos mais comuns e pode ocorrer em qualquer lugar, desde que as condições meteorológicas de umidade no ar e de temperatura sejam adequadas. Isto varia muito de um local para o outro.

 

O nevoeiro é um fenômeno meteorológico que pode ocorrer em qualquer época do ano, mas se torna mais frequente no outono e no inverno, quando há maior chance de noites mais frias e com poucas nuvens. 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

26°
max

5mm / 90%