Mais chuva em Salvador

21/05/2020 às 15:28
por Redação

Atualizado 05/05/2021 às 11:00

Oferecimento
No interior da Bahia, seca é considerada grave

Os ventos úmidos que sopram do mar favorecem a formação de nuvens bastante carregadas sobre a faixa leste da Região Nordeste e também na costa norte. Na faixa litorânea da Bahia, o destaque é Salvador que já acumula grandes volumes de chuva. De acordo com dados do CEMADEN- Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, entre 15h de ontem (20) e 15h de hoje (21), o acumulado de chuva na estação CAB em Salvador, ultrapassou os 100 milímetros. Ainda de acordo com o órgão, em outro ponto da capital , na estação Águas Claras, choveu neste período 80 milímetros.  

 

Foto: Jamile dos Santos - Salvador - BA

 

Na área da capital, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou na estação automática, 52,8 milímetros de chuva no período entre 9h da manhã e 15h de hoje, 21 de maio. Ainda de acordo com o órgão, o total acumulado de chuva em Salvador, na estação localizada no bairro da Ondina, desde o dia primeiro de maio até 9 horas de hoje, dia 21/05 é de 327,9 milímetros. A chuva está 17% acima da média para o mês que é de aproximadamente 280 milímetros.

 

Mais chuva

 

De acordo com os meteorologistas da Climatempo, as áreas de instabilidade continuam ativas nesta sexta-feira (22) e as chuvas devem ganham força sobre a região do Recôncavo Baiano, litoral norte da Bahia e leste de Sergipe.  Até a madrugada de sábado a chuva seguirá persistente e pode vir com até forte intensidade em alguns momentos. Há potencial para alagamentos e também para deslizamentos de terra.

 

Estiagem é forte no interior

 

O mês de abril marca o fim do principal período de chuvas em maior parte do Nordeste e, neste ano, com os resultados positivos principalmente na porção mais ao norte da região, o novo mapa do Monitor de Secas indica áreas sem seca relativa ou classificadas apenas com seca fraca até o último mês.

 

monitor_seca_2

 

 

Proporcionalmente, o NE está com 61,7% de seu território com algum nível de estiagem. Os estados em situação mais confortável, isto é, que apresentaram maiores percentuais de suas áreas sem seca relativa, são o Maranhão (72,1%) e o Ceará (69%). Este último, inclusive, apresentou o trimestre - fevereiro a abril - mais chuvoso em 11 anos.

 

“O Monitor mostra que grande parte do Ceará atingiu uma condição de normalidade, com exceção da parte central, que ainda está sob seca fraca. Quando nós olhamos as precipitações de janeiro até agora, percebemos que esta área é a que que teve totais menos significativos em relação às outras do estado”, comenta o presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Sávio.

 

A situação mais crítica está no interior do Nordeste, correspondendo à grande parte da Bahia, onde estão áreas classificadas em seca grave. Lá, 89,7% do território está com alguma das categorias de seca. Em relação ao mapa do Monitor de Secas de março, todas as áreas apresentaram melhorias, seja reduzindo os níveis de seca ou ficando relativamente sem ela.

 

Seca é preocupante

 

Apesar das chuvas, o Nordeste ainda tem 143 dos seus principais 530 açudes com volume abaixo dos 30%, se acordo com dados atuais da Agência Nacional das Águas (ANA). No Ceará, o Castanhão, maior reservatório da América Latina, está com apenas 15,7% de sua capacidade total. Conforme a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), dos 155 reservatórios monitorados no estado, 40 estão sangrando, mas 50 estão com volume abaixo dos 30%.

 

Sobre a ferramenta

 

O Monitor de Secas promove o monitoramento regular e periódico da situação da seca, por meio do qual é possível acompanhar sua evolução, classificando-a segundo o grau de severidade dos impactos observados. O projeto é coordenado pela ANA, com o apoio da Funceme, e desenvolvido conjuntamente com diversas instituições estaduais e federais ligadas às áreas de Clima e recursos hídricos.

 

Foto: João castro - Livramento de Nossa Senhora - BA

CIDADES RELACIONADAS

Salvador - BA

24°
min

32°
max

5mm / 90%