Maio termina muito frio e com geada no Brasil

24/05/2020 às 17:45
por Redação

Oferecimento
Estados do Sul e do Sudeste devem registrar temperaturas abaixo de 0°C nos próximos dias.

A última semana de maio de 2020 é marcada pela influência de uma grande forte massa de ar frio de origem polar sobre o Brasil.  As noites e começos de manhã serão bastante frios no Sul, no Sudeste e também no  Centro-Oeste do país. 

 

No decorrer desta semana, os três estados da Região Sul e também as áreas mais elevadas da serra da Mantiqueira entre São Paulo, Minas Gerais e Rio De Janeiro devem registrar temperaturas abaixo de 0°C ou muito próximas desse valor.

 

 

Foto de Agência São Joaquim Online, São Joaquim (SC)

 

 

Pela medição do INMET e do Epagri-Ciram, até o dia 24 de maio, a menor temperatura registrada no Brasil este ano,  em locais onde há monitoramento regular de temperatura e em áreas habitadas, foi de 4,6°C negativos , no dia 15 de maio, nas cidades de Urupema e de Bom Jardim da Serra, no alto da serra de Santa Catarina.

 

 

Por causa do frio intenso, várias áreas do Sul, do Sudeste e de Mato Grosso do Sul podem ter geada nos próximos dias. A geada é o congelamento do orvalho sobre superfícies.

 

 

Foto de Agência São Joaquim Online, São Joaquim (SC): geada sobre folhagem em 18/5/2020

 

 

Previsão de geada no BR: 25 a 29 de maio de 2020

Na segunda-feira, 25 de maio, tem geada e chance de temperatura negativa nos três estados da Região Sul. Pode gear também no norte do Paraná  e no sul de Mato Grosso do Sul.

 

A geada na Mantiqueira é só em regiões elevadas, como Campos do Jordão, Monte Verde e Maria da Fé, no sul de Minas

 

Na terça-feira, 27 de maio, a geada deve ocorrer nas mesmas áreas do Sul e do Sudeste, mas não tem mais chance de gear no sul de Mato Grosso do Sul

 

Na quarta-feira, 27 de maio,  ocorre um reforço do ar frio. Por isso, a temperatura fica ainda mais baixa e o risco de gear é maior no Sul e no Sudeste.

 

Pode gear no sul de São Paulo e mais áreas do Sul de Minas, atingindo a região cafeeira, mas baixo risco para os cafezais. Tem risco de geada na região de CuritibaTemperaturas abaixo de 0°C no Sul e na Mantiqueira. 

 

A quinta-feira, 28 de maio, será outro dia com amanhecer gelado, com risco de geada na Grande Curitiba e com chance de temperatura negativa na Mantiqueira.

 

Na sexta-feira, 29 de maio, a temperatura começa a subir e a chance de gear diminui bastante. A previsão é de geada só para as regiões mais elevadas da Mantiqueira, do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

 

Confira agora, com Paula Soares, a previsão de geada para o Brasil nesta última semana de maio. Nos mapas que você vai ver a seguir, as manchas em azul claro indicam as áreas do risco de geada.

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

21°
min

32°
max

15mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

25°
min

34°
max

25mm / 90%