Eclipse lunar penumbral acontece hoje à noite

05/06/2020 às 11:21
por Amanda Sampaio

Oferecimento
Confira em que locais do Brasil será possível acompanhar o fenômeno

Um eclipse penumbral da Lua irá ocorrer na noite de hoje (5). No Brasil, o fenômeno terá duração total de 3 horas e 18 minutos, com ápice às 16h25 - isso significa que, quando a Lua cheia surgir no céu, o eclipse já estará em andamento. A Lua eclipsada também poderá ser vista em parte da Europa, África, Ásia e da Austrália. 

 

Por se tratar de um eclipse penumbral, o que parte de nós conseguirá ver hoje é apenas um sombreamento da Lua. No entanto, durante o processo, o satélite poderá aparecer numa cor diferenciada, com tom um pouco mais escurecido do que o normal. 


No mapa abaixo, elaborado pelo site Time and Date, é possível notar que o eclipse penumbral deverá ser visível na Região Sul, Sudeste, em boa parte do Nordeste, e em áreas de Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás e Distrito Federal. Porém, fatores meteorológicos, como o excesso de nebulosidade e chuva, poderão impedir a observação do fenômeno até mesmo nestas áreas.

 

Eclipse-penumbral (1)

 

Onde será possível ver o eclipse

A formação de fortes áreas de instabilidade devem impedir a visualização do eclipse em todo o Sul do Brasil. Mesmo que não chova em alguns períodos do fenômeno, o céu ficará bastante encoberto na Região, o que irá dificultar muito a observação da Lua cheia.

 

No Sudeste, a influência de ventos marítimos também vão deixar o céu cheio de nuvens na faixa leste do estado de São Paulo e em boa parte do Rio de Janeiro. Portanto, nas duas capitais, a probabilidade de visualização do eclipse é muito baixa. Em Belo Horizonte, na Zona da Mata Mineira e no Vale do Jequitinhonha, a possibilidade é média também pela presença de nebulosidade. Já em parte do Espírito Santo, no centro-oeste e noroeste de Minas Gerais, a noite de hoje será com poucas nuvens, o que deverá favorecer a observação do fenômeno. 

 

O eclipse penumbral poderá ser visível com facilidade no estado de Goiás e no Distrito Federal. No entanto, a formação de nuvens carregadas deixam o céu encoberto até a noite em todo o centro-sul de Mato Grosso do Sul, inclusive nas regiões de Porto Murtinho, Dourados, Ivinhema, Rio Brilhante e Ponta Porã.

 

No Nordeste, o predomínio de uma massa de ar seco irá permitir uma boa visualização do eclipse penumbral no interior do Piauí, do Ceará e no centro-oeste da Bahia. Por outro lado, o excesso de nebulosidade irá dificultar muito a observação da Lua entre a região de Salvador e Ilhéus. Nas demais capitais da Região e em boa parte do Tocantins, a probabilidade de ver o eclipse é média, uma vez que não se pode descartar a ocorrência de algumas pancadas de chuva nesses locais ao longo da tarde e noite de hoje.

 

Não se esqueça! Caso consiga ver o fenômeno, fotografe-o e publique nas redes sociais usando a hashtag #otempodajanela

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

13°
min

26°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

14°
min

28°
max

0mm / 0%

FASES DA LUA

  • Nova
    20/07
  • Crescente
    27/07
  • Cheia
    05/07
  • Minguante
    12/07

ESTAÇÕES DO ANO

  • Inverno
    20/06
  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12