O que são os modelos de previsão numérica do tempo?

12/06/2020 às 17:50
por Redação

Atualizado 12/06/2020 às 17:53

Oferecimento
O podcast Clima entre Nós conversou com um especialista em modelagem numérica. Entenda como os modelos de previsão funcionam e porque eles também erram.

A culpa é do modelo! Os modelos mudaram muito de solução desde a semana passada. As soluções dos modelos estão muito diferentes. O modelo não rodou hoje! Os modelos não estão conseguindo ver estas tempestades que estão se formando perto da costa.

 

Frases como estas são bastante comuns entre os meteorologistas que fazem previsão do tempo.  Em geral, as suas conclusões diárias são baseadas na análise de mais de um modelo de previsão.  

Mas os modelos atmosféricos gerados em supercomputadores não são infalíveis.  Eles  têm limitações e também erram. É papel do meteorologista previsor ponderar diariamente as indicações sugeridas por esses modelos computacionais.

 

Modelos numéricos de previsão do tempo e Clima são simulações, imitações da atmosfera real e são tão complexos como ela. É difícil imaginar hoje o trabalho da previsão do tempo e do clima sem o auxílio da modelagem numérica. Será que um dia teremos o poder de controlar quanto chove em cada lugar do planeta?

 

“Como se podia prever o futuro do tempo usando o computador? Essa era a dúvida que eu tinha quando entrei na faculdade de Meteorologia.  Esta é uma coisa que até hoje me assombra”, disse Rodrigo Yamamoto.

 

O clima entre nós,  o podcast da Climatempo,  conversou com Rodrigo Yamamoto, meteorologista especializado em modelagem numérica e meteorologia tropical.  Atualmente Yamamoto é chefe da modelagem numérica da Climatempo.

 

Este e outros episódios do Clima entre Nós você pode ouvir nas principais plataformas de podcasts: Apple podcasts, SpotifyGoogle podcasts, Breaker, Overcast, Radio Public

 

Boa escuta!

 

 

 

 

Ouça também

 

Pandemia, efeito estufa e aquecimento global

 

Pandemia, home office e economia de baixo carbono

 

Liderança feminina no agronegócio