Frente fria mudou o tempo na capital paulista

13/06/2020 às 12:12
por Aline Tochio

Atualizado 14/06/2020 às 09:36

Oferecimento
Domingo nublado e com queda de temperatura.

Depois de alguns dias de sol forte e de calor acima da média para os padrões de junho, uma frente fria passa pelo litoral paulista e muda o tempo na faixa leste e sul do estado neste domingo (14).

 

Desde a última quinta-feira (11), os paulistas de forma geral vêm sentindo mais calor que o normal para essa época do ano. A combinação entre a ausência de ar polar, os dias ensolarados e a presença de ventos quentes do interior do país ajudou na elevação da temperatura. Na tarde de sexta-feira, 12, a temperatura chegou a 28,1ºC na estação automática do Mirante de Santana, na zona norte da capital, maior temperatura desde o dia 01 de maio, quando fez 28,3ºC. Em junho de 2019, a maior temperatura registrada no Mirante foi de 28,0°C, no dia 28/6/2019. As médias de temperatura em junho na cidade de São Paulo são de 13ºC para a mínima e 24,1ºC para a máxima.

 

São Paulo registra 2ª madrugada mais quente do outono

 

Só que esse calor fora de época está com as horas contadas. Uma frente fria que já está avançando pelo Sul do Brasil chega ao estado de São Paulo entre a noite deste sábado e a madrugada de domingo, trazendo muitas nuvens para as regiões sul e leste, onde ficam o Vale do Ribeira, a Grande SP e o Vale do Paraíba, além de toda a faixa litorânea. Nas praias o domingo será de céu encoberto e chuva, que, em alguns momentos, pode vir com moderada intensidade, especialmente no litoral norte. Nos vales do Paraíba e do Ribeira e na Grande SP, o céu também fica encoberto e há previsão de chuviscos o dia todo. A temperatura entra em acentuado declínio e o domingo vai terminar mais frio do que começou (situação conhecida como temperatura invertida, quando a maior temperatura do dia acontece entre a madrugada e a manhã, e a menor temperatura acontece à noite). Além da chuva e da queda de temperatura, também teremos ventos moderados durante o domingo, o que ajuda a aumentar a sensação de frio.

 

Essa frente fria não terá força para mudar o tempo no interior de São Paulo. Ela até provoca aumento de nuvens na região de Sorocaba e na serra da Mantiqueira e redução do calor, mas o sol ainda aparece e não chove. Regiões como as de Campinas e de Bauru sentirão as rajadas de vento, mas ainda terão predomínio de sol.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

24°
max

0mm / 0%