Como ficam os primeiros dias de inverno no país?

20/06/2020 às 17:54
por Joao Basso

Atualizado 21/06/2020 às 19:48

Oferecimento
A estação mais fria começou no sábado, 20 de junho, às 18h e 44 min, horário oficial de Brasília. A semana termina com frente fria!

A estação mais fria do ano começou no sábado, 20 de junho,  às 18h e 44 min (horário oficial de Brasília). O que devemos esperar do tempo no país nos primeiros dias da estação?

 

 

Região Sul

O início desta semana deve ser marcado por sol na maior parte da Região. As áreas de instabilidade ficam restritas ao litoral e à Campanha Gaúcha. Nestas áreas e nas Serras Gaúcha e Catarinense a temperatura fica baixa, ainda sem expectativa de frio extremo. Na terça-feira, 23 de junho,  uma frente fria começa a avançar do Uruguai para o Rio Grande do Sul e provoca a formação de novas instabilidades que atingem além, da Campanha e litoral, o noroeste e centro do estado. Nas demais áreas gaúchas, em Santa Catarina e no Paraná, ainda faz sol e a temperatura segue alta principalmente no período da tarde. 

 

A nova frente fria causa o aumento da nebulosidade em todo Rio Grande do Sul na quarta-feira, 24, enquanto chove de moderada a forte intensidade e de maneira generalizada. Venta moderado a forte no estado, com rajadas de vento que variam entre 50 e 70 km/h. As rajadas de vento também ocorrem no oeste de Santa Catarina e do Paraná. Ainda assim faz sol e o tempo segue firme nas demais áreas dos dois estados.

 

A frente fria avança para Santa Catarina e Paraná na quinta-feira, 25 de junho, provocando a formação de áreas de instabilidade em toda Região, com risco de temporais principalmente entre o norte gaúcho e a porção central e oeste do estado de Santa Catarina. Nas demais áreas da Região Sul,  a chuva acontece de forma pontual. À medida que a frente fria se desloca, a temperatura vai caindo principalmente no Rio Grande do Sul.

 

A massa de ar frio associada à esta nova frente fria avança para Santa Catarina e Paraná na sexta-feira, 26 de junho, causando queda da temperatura e deixando o tempo estável apenas entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No Paraná ainda chove moderado e o dia tem predomínio de céu nublado.

 

 

Foto de Graciela Casanova Kunrath,Faxinal dos Guedes (SC)

 

Região Sudeste

Esta primeira semana de inverno é marcada por sol e tempo firme na Região, devido à atuação de uma massa de ar seco. Os dias ainda amanhecem com temperaturas baixas em praticamente todas as áreas, enquanto o sol predomina no decorrer do dia e as tardes são com sensação de calor. 

Estas condições serão observadas pelo menos até a quarta-feira, 24 de junho, lembrando ainda que a umidade relativa do ar fica baixa na parte da tarde, especialmente nos estados de São Paulo e de Minas Gerais. 

 

Na quinta-feira, 25, a manhã e a tarde ainda serão de sol na maior parte da Região, mas uma frente fria avança do Sul do país e provoca a formação de instabilidade no estado de São Paulo. A chuva acontece com moderada a forte intensidade principalmente no fim da tarde e começo da noite no centro e sul do estado e até mesmo nas áreas da Grande São Paulo. As instabilidades se espalham sobre o estado de São Paulo na sexta-feira,26, mas nas demais áreas da Região Sudeste, o tempo segue firme e com predomínio de sol.

 

Inverno no Sudeste

 

Região Centro-Oeste

Uma grande massa de ar seco predomina na maior parte desta semana no Centro-Oeste do Brasil. Apenas a partir de quinta-feira, 25 de junho, o tempo deve mudar na Região com o avanço de uma forte frente fria pelo país. 

 

Em Mato Grosso do Sul, no no oeste e sul de Mato Grosso, já há chance de chuva a partir de quinta-feira. Os maiores acumulados deverão ser observados sobre o estado de Mato Grosso do Sul e não se descartam temporais isolados sobre o estado. 

Em Goiás, no Distrito Federal e  nas demais áreas de Mato Grosso não chega a chover de forma significativa, e a mudança será mais sentida com relação ao aumento de nebulosidade provocado pela passagem da frente.

 

Inverno  no Centro-Oeste

 

Região Nordeste

A chuva se concentra especialmente nas áreas da faixa leste da Região. Entre Salvador e Recife, as chuvas podem ocorrer com maior frequência ao longo da semana. A chuva retorna para a costa norte a partir do meio da semana, mas apenas de forma passageira. Pelo interior do Nordeste, o ar continua seco e o tempo permanece firme.


Inverno  no Nordeste

 

Região Norte

Áreas de instabilidade tropical seguirão atuando sobre a faixa norte da Região e ao longo da semana as pancadas de chuva seguem ocorrendo sobre os estados de Roraima  Amapá com maior frequência. No norte do Pará, no Acre e no norte e oeste do Amazonas, as pancadas de chuva ocorrem de forma isolada. As demais áreas ficam com tempo seco, sem expectativa de chuva.

 

Inverno no Norte

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

26°
max

5mm / 90%

Recife - PE

25°
min

31°
max

5mm / 90%