Previsão para o inverno de 2020 em todo o Brasil

20/06/2020 às 00:12
por Redação

Oferecimento
O podcast Clima entre Nós, analisa as condições oceânicas e atmosféricas que vão influenciar cada região do país no inverno de 2020.

 

O inverno 2020 começa oficialmente em 20 de junho, às 18h44 e vai até 22 de setembro, às 10h31.

 

Situação dos oceanos

Durante a estação, não vai haver influência de nenhum fenômeno oceânico-atmosférico como El Niño e nem La Niña. O oceano Pacífico Equatorial Leste esfriou em relação ao verão,  mas os principais centros de de monitoramento desses fenômenos concordam que ainda existe uma situação de neutralidade em relação à temperatura da superfície do mar no Pacífico Equatorial Leste. É esta neutralidade que deve prevalecer durante todo o período de inverno de 2020.  

O resfriamento que está ocorrendo no Pacífico não deve ter impacto relevante na atuação das frentes frias no Brasil durante este inverno.

 

 

Anomalia da temperatura superficial da água do mar

 

A temperatura acima da média no oceano Atlântico Norte foi Observada durante todo o verão e o Outono do Hemisfério Sul.  isso fez com que a zona de convergência intertropical ficasse mais ativa sobre o norte nordeste do Brasil provocando chuva mais mais frequente no norte do nordeste.  o Atlântico Norte ainda está com temperatura acima do normal,  o que vai fazer com que a chuva na costa norte do nordeste se prolongue além do período normal.

Inverno de 2020 será  com a característica seca acentuada e com poucos eventos de frio que irão realmente chamar a atenção da população no centro-sul do BR; A secura do ar se torna um fator ainda mais preocupante neste inverno com a pandemia de coronavírus.

 

Durante o inverno de 2020, as fortes correntes de ventos, entre 10 km e 15 km de altitude, que fazem o papel de “porteiras” para a entrada das massas de ar frio vindas da Antártica, vão ficar, em média, abaixo da posição Climatológica normal para a estação. Isto vai dificultar a expansão do ar frio pelo interior do Brasil.

 

Assim, a maior parte das massas polares que avançarem até o Brasil vão atuar com força sobre os estados da Região Sul, especialmente o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, chegando enfraquecidas ao Sudeste. Várias destas massas polares vão passar pelo Sul do Brasil, mas não vão conseguir avançar para o Centro-Oeste e nem até o norte de Minas Gerais, por exemplo.

 

Confira agora o novo episódio do podcast Clima entre Nós, onde os meteorologistas Josélia Pegorim e Filipe Pungirum fazem um panorama do inverno de 2020 em todo o Brasil.

 

O Clima entre Nós está nas principais plataformas de podcasts

 

Apple, Google, Breaker, Overcast, Spotify, Radio Public

 

 

 

 


Confira também previsão da Climatempo para o inverno 2020 em vídeo para cada região do país

 

Região Sul

Região Sudeste

Região Centro-Oeste

Região Nordeste

Região Norte