Chuva no Sul do BR ajuda a afastar nuvens de gafanhotos

24/06/2020 às 17:38
por Amanda Sampaio

Atualizado 24/06/2020 às 20:31

Oferecimento
Nuvem de insetos avança para o Uruguai, mas ameaça o oeste e o sul do Rio Grande do Sul

O ano de 2020 tem sido desafiador para os agricultores da Região Sul. Após vários meses de forte estiagem, que atingiu principalmente as lavouras de soja do Rio Grande do Sul, agora a preocupação dos produtores é outra: o avanço de uma densa nuvem de gafanhotos.

 

A nuvem de pragas, que se originou no Paraguai, já atingiu campos da Argentina e está se deslocando em direção ao Uruguai, mas ameaçando áreas brasileiras próximas à fronteira com este país, como o oeste e sul gaúcho. 

 

Ao atingir as lavouras e pastagens, os gafanhotos são capazes de causar grandes devastações em um curto período, o que gera vários prejuízos para a agricultura. Por isso, é importante que os produtores fiquem atentos à necessidade de fumigação em suas propriedades.

 

Densa nuvem de gafanhotos se formou no Paraguai - Fonte: iStock

 

Chuva deve inibir migração de gafanhotos

A partir de quinta-feira, dia 25 de junho, o avanço de uma grande frente fria vai provocar vários temporais na Região Sul do país. De acordo com a engenheira agrônoma da Climatempo, Tatiane Cravo, a chuva e as baixas temperaturas inibem a migração dos gafanhotos. Por isso, mesmo que eles consigam chegar às localidades produtoras, serão em menor número e não devem causar grandes perdas para a agricultura. 

 

Na sexta, no sábado e no domingo, a entrada de uma forte massa de ar frio de origem polar vai provocar geada em amplas áreas do Rio Grande do Sul e também de Santa Catarina, que poderão registrar mínimas abaixo dos 5°C.