Oferecido por
Tarde de 26 de junho foi a mais fria do ano em Porto Alegre
A tarde desta sexta-feira, 26 de junho, foi a mais fria do ano em Porto Alegre. O INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - registrou apenas 13,3°C de temperatura máxima. O recorde anterior de menor temperatura máxima este ano era de 15,6°C, em 14 de junho. A temperatura mínima nesta sexta-feira foi de 7,7°C.
Uma forte massa de ar frio de origem polar atua sobre o Rio Grande do Sul e por isso houve esta acentuada queda de temperatura. Esse ar frio não consegue chegar com força a Santa Catarina e ao Paraná e assim, a temperatura nesses estados não deve ter uma queda muito acentuada nos próximos dias.
Condições do tempo e vitamina D estão altamente relacionadas
Geada no Rio Grande do Sul
O Rio Grande do Sul passa o primeiro fim de semana do inverno sob a influência dessa massa de ar frio. A temperatura cai mais e as madrugadas ficam geladas podendo gear no estado
Neste sábado 27 de junho, a previsão é de geada para o centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul.
Ainda há previsão de muita chuva neste sábado para o centro, norte e leste do Paraná, para o Vale do Itajaí, litoral norte catarinense e região de Florianópolis. Deve chover forte na Grande Curitiba.
No domingo, 28, o ar frio avança mais sobre o Sul do Brasil e a temperatura cai também em Santa Catarina e no Paraná, mas não tanto quanto no Rio Grande do Sul.
Os gaúchos devem sentir bastante frio no amanhecer do domingo e há condições para geada em todo o Rio Grande do Sul, inclusive na Grande Porto Alegre, e também na região serrana de Santa Catarina.
Foto de Andre C., Porto Alegre (RS)
Volta a chover na segunda-feira
Na segunda-feira, 29 de junho, novas áreas de instabilidade se espalham sobre a Região Sul do Brasil causando aumento de nebulosidade e chuva sobre todos os estados. Há risco de chuva forte e não há mais condições para geada.