Frio e geada no Rio Grande do Sul no fim de semana

27/06/2020 às 03:37
por Redação

Oferecimento
Tarde de 26 de junho foi a mais fria do ano em Porto Alegre. SC e PR ainda podem ter chuva forte.

Tarde de 26 de junho foi a mais fria do ano em Porto Alegre

A tarde desta sexta-feira, 26 de junho, foi a mais fria do ano em Porto Alegre. O INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - registrou apenas 13,3°C  de temperatura máxima. O recorde anterior de menor temperatura máxima este ano era de 15,6°C, em 14 de junho. A temperatura mínima nesta sexta-feira foi de 7,7°C. 

 

Uma forte massa de ar frio de origem polar atua sobre o Rio Grande do Sul e por isso houve esta acentuada queda de temperatura.  Esse ar frio não consegue chegar com força a Santa Catarina e ao Paraná e assim, a temperatura nesses estados não deve ter uma queda muito acentuada nos próximos dias.

 

Condições do tempo e vitamina D estão altamente relacionadas

 

 

Geada no Rio Grande do Sul 

O Rio Grande do Sul passa o primeiro fim de semana do inverno sob a influência dessa massa de ar frio.  A temperatura cai mais e as madrugadas ficam geladas podendo gear no estado

 

Neste sábado 27 de junho,  a previsão é de geada para o centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul. 

Ainda há previsão de muita chuva neste sábado para o centro, norte e leste do Paraná, para o Vale do Itajaí, litoral norte catarinense e região de Florianópolis. Deve chover forte na Grande Curitiba.

 

No domingo, 28,  o ar frio avança mais sobre o Sul do Brasil e a temperatura cai também em Santa Catarina e no Paraná,  mas não tanto quanto no Rio Grande do Sul.

 

Os gaúchos devem sentir bastante frio no amanhecer do domingo e há condições para geada em todo o Rio Grande do Sul, inclusive na Grande Porto Alegre,  e também na região serrana de Santa Catarina.

 

 

Foto de Andre C., Porto Alegre (RS)

 

 

Volta a chover na segunda-feira

 Na segunda-feira, 29 de junho,  novas áreas de instabilidade se espalham sobre a Região Sul do Brasil causando aumento de nebulosidade e chuva sobre todos os estados. Há risco de chuva forte e não há mais condições para geada.

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

17°
min

24°
max

0mm / 0%

Porto Alegre - RS

14°
min

24°
max

0mm / 0%