MS ainda tem frio e geada nesta sexta

02/07/2020 às 21:51
por Redação

Oferecimento
Campo Grande registrou recorde de frio em 2 de julho. Calor e ar seco predominam em MT, GO e DF.

Recorde de frio em Campo Grande

Uma nova massa de ar frio de origem polar entrou com força sobre o centro-sul do Brasil e derrubou novamente a temperatura em Mato Grosso do Sul. A madrugada de 2 de julho foi a mais fria do ano nas capitais Campo Grande (MS) e quase todo o estado amanheceu com menos de 10°C.

 

Em Campo Grande,  o novo recorde de frio para 2020 foi batido com a temperatura mínima de 9,1°C,  segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. O recorde anterior era de 9,2°C, em 7 de maio.

 

Confira os locais onde a temperatura ficou igual ou menor do que 5°C no amanhecer de 2/7/2020

 

Amambai: 1,9°C

Itaquiraí: 4,2°C

Rio Brilhante: 4,3°C

Sidrolândia: 5,0°C

 

As temperaturas muito baixas no sul do Mato Grosso do Sul permitiram a formação de geada e o fenômeno pode se repetir no amanhecer da sexta-feira, 3 de julho.

 

Sexta-feira fria e com geada

Para Campo Grande e o Mato Grosso do Sul, a previsão para esta sexta-feira, 3 de julho, é de bastante sol mas o frio ainda será intenso ao amanhecer.  A temperatura tem uma ligeira elevação e não há expectativa de novo recorde de frio para Campo Grande.  Porém, o frio ainda será intenso no extremo sul do estado e há condições para geada.

 

Brasil concorre em competição internacional sobre negócios sobre o clima

 

Temperatura sobe no fim de semana

Durante o fim de semana, o ar frio polar se afasta rapidamente de Mato Grosso do Sul e a temperatura sobe.  O fim de semana será com predomínio de sol em Mato Grosso do Sul, com noites frias e tardes quente, com temperaturas passando dos 30°C em muitas áreas do estado. 

Porém, a fronteira com Paraguai volta a ter pancadas de chuva a partir da tarde do sábado devido à influência de uma nova frente fria que estará avançando sobre a Região Sul do Brasil.

 

 

Foto de Jean Davi, Dourados (MS)

 

 

Calor e ar seco em GO, MT e DF

O ar frio desta massa polar que derrubou a temperatura em Mato Grosso do Sul não teve força para se espalhar com força sobre toda a Região Centro-Oeste, como já ocorreu outras vezes. 

O ar frio entrou de forma enfraquecida sobre Goiás,o Distrito Federal e Mato Grosso e a temperatura não caiu muito nestas regiões.

 

O tempo seco predomina em Goiás, no Distrito Federal e em Mato Grosso nos próximos dias. O sol fica forte o dia todo e não chove. A temperatura fica amena à noite, mas as tardes são quentes.

Baixos níveis de umidade do ar, entre 20% e 30%, devem ser observados por várias horas consecutivas nos próximos dias por todo o Centro-Oeste do Brasil. Estes índices estão muito abaixo do nível de 60% recomendado pela Organização Mundial de Saúde. 

 

Entenda os problemas causados pelo excesso e pela falta de umidade no ar

CIDADES RELACIONADAS

Campo Grande - MS

21°
min

34°
max

0mm / 0%