Sul do Brasil tem muita geada nesta sexta

02/07/2020 às 18:22
por Redação

Oferecimento
Frio é intenso ao amanhecer e os três estados devem registrar temperatura negativa. Há chance de novos recordes de frio em capitais.

Uma nova massa de ar frio de origem polar entrou com força sobre o centro-sul do Brasil e derrubou novamente a temperatura nos estados da Região Sul. A madrugada de 2 de julho foi a mais fria do ano em Curitiba (PR).  Nesta sexta, o frio pode bater recorde para 2020 em Florianópolis e em Porto Alegre.

 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura em Porto Alegre este ano, até 2 de julho, foi de 4,8°C, em 14 de junho. Em Florianópolis, o recorde de frio para 2020, até 2 de julho, é de 8,4°C em 27 de maio.

 

Recorde de frio em Curitiba

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia,  a temperatura mínima em Curitiba nesta quinta-feira,  2, foi de 3,1°C.  O recorde anterior de temperatura mais baixa em 2020 era de 4,1°C, em 29 de maio.

 

 

 

Foto de Maria Josélia Augusta, Curitiba (PR)

 

 

Sexta-feira com geada no Sul

O ar frio de origem polar continua atuando com força sobre o Sul do Brasil nesta sexta-feira,  3 de julho,  e a região de Curitiba, como todo Paraná, terá temperaturas bastante baixas.  Pode gear em Curitiba.

O centro da massa de ar frio polar,  que é a região mais fria do sistema,  ainda estará passando sobre a região sul do Brasil na madrugada desta sexta-feira.  Nesta posição o potencial para frio intenso é muito grande. 

 

A previsão é de que a sexta-feira amanheça muito fria,  com geada generalizada sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina e por quase todo o Paraná.  Só não há expectativa de geada nas áreas litorâneas e no norte paranaense,  mas o frio era intenso nessas áreas também.

 

 

Volta a chover no fim de semana 

Durante o fim de semana, o ar frio intenso vai saindo do Sul do Brasil e a temperatura se eleva em toda a Região Sul. Mas a madrugada do sábado,4, ainda será bastante fria, com chance de geada no centro-sul paranaense, no centro-oeste, na serra, nos planaltos sul e norte de Santa Catarina e também no centro, norte, leste e serra do Rio Grande do Sul. Pode gear em Porto Alegre, mas não deve gear em Curitiba.

 

Para o domingo, 5 de julho, a previsão é de que volte a chover em grande parte da Região Sul por causa de outra frente fria que vai avançar sobre a Região. Não há previsão de chuva para o centro, norte e leste de do Paraná.

Não há previsão de ventania destrutiva como ocorreu no começo da semana.

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

25°
min

30°
max

15mm / 90%

Porto Alegre - RS

24°
min

32°
max

15mm / 67%