Frio diminui no Sul do BR no fim de semana e volta a chover

03/07/2020 às 16:35
por Redação

Oferecimento
Serra de SC registrou quase 6°C negativos na sexta, 3 de julho. Frente fria muda o tempo na Região Sul no domingo.

Novo recorde de frio em Porto Alegre

Serra de SC registra quase uma das menores temperaturas do ano no Brasil

A nova  massa de ar frio de origem polar que entrou no centro-sul do Brasil trouxe frio intenso para o Sul do Brasil novamente. Na sexta-feira, 3 de julho, o centro desta massa de ar frio, que é a região onde o frio é mais intenso, que estava no leste/nordeste da Argentina avançou exatamente sobre o interior da Região Sul. Por isso, o frio aumentou ainda mais e a Região Sul do Brasil teve temperaturas abaixo de zero e muita geada.

 

Temperatura negativa

Estados da região sul registraram temperaturas negativas na madrugada de 3 de julho.  O Epagri-Ciram registrou 5,5°C negativos em Bom Jardim da Serra/ Comunidade 15 dias.  Esta foi  uma das mais baixas temperaturas já registradas em 2020 no Brasil  por este órgão.  A menor temperatura no país até agora no outono inverno de 2020 foi de 6,8°C negativos, também em Bom Jesus Jardim da Serra/ Comunidade 15 dias, no dia 3 de junho.



As menores temperatura registradas pelo INMET em cada estado do Sul, no dia 3 de julho, foram:

 Rio Grande do Sul: -2,4°C em Lagoa Vermelha e em Canela

Santa Catarina: -3.0°C em Bom Jesus da Serra/Morro da Igreja

Paraná: -2,6°C em General Carneiro

 

 

Podcast Clima entre Nós: Você sabe o que é uma onda de frio?

 

Frio diminui no fim de semana

Neste sábado  4 de julho,  o centro desta massa de ar polar ainda estará sobre a Região Sul do Brasil e só durante a tarde vai para o mar.   Desta forma,  o resfriamento sobre a Região Sul  ainda será bastante intenso na madrugada deste sábado.  Mas no domingo,5 de julho,  durante o dia, quando o centro polar já estiver fora da Região Sul,  a  temperatura vai subir rapidamente. 

 

Ainda tem previsão de geada para o sábado, 4, no centro-sul do Paraná, oeste, serra, planaltos sul e norte de Santa Catarina e em quase todo o Rio Grande do Sul, exceto no oeste e no litoral. Pode gear na Grande Porto Alegre.

 

 

Foto de Agência São Joaquim Online, São Joaquim (SC)

 

 

Alerta para novos temporais

Porém,  a população da Região Sul do Brasil deve ficar atenta para o risco de novos temporais  durante o domingo, 5 de julho, e na próxima semana, por causa da passagem de uma nova frente fria e a formação de um novo ciclone extratropical.

 

 

Recorde de frio em Porto Alegre

A nova massa de ar frio polar que entrou no sul do Brasil causou bastante frio na região de Porto Alegre.  A capital gaúcha registrou a menor temperatura em 2020 até agora,  na madrugada desta sexta-feira,  3  de julho.

Segundo o INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - a temperatura mínima foi de 4,7°C. O recorde anterior era de 4,8°C, em 14 de junho.

Há possibilidade de um recorde de frio da madrugada deste sábado 4 de julho.

 

Tarde mais fria do ano em Porto Alegre

Porto Alegre outro recorde de frio dentro desta massa de ar polar que passa pelo sul do Brasil.  A tarde da sexta-feira  2 de julho,  foi a mais gelada de 2020 até agora em Porto Alegre.  Segundo o INMET, a temperatura máxima foi de apenas 12,5°C. O recorde anterior de menor temperatura máxima na capital gaúcha era de 13,3°C, em 26 de junho.

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS


min

15°
max

38mm / 90%

Serra - ES

19°
min

30°
max

0mm / 0%

FASES DA LUA

  • Nova
    18/08
  • Crescente
    25/08
  • Cheia
    03/08
  • Minguante
    11/08

ESTAÇÕES DO ANO

  • Inverno
    20/06
  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12