Novo ciclone no Sul do Brasil

06/07/2020 às 11:58
por Redação

Oferecimento
Região volta a entrar em alerta neste início de semana por causa de mais uma frente fria e de outro ciclone extratropical

Novas áreas de instabilidade vão se formar e ganhar força no Sul do Brasil. Uma nova ciclogênese (formação de ciclone) e outra frontogênese (formação de frente fria) vão ocorrer sobre o Sul do Brasil entre hoje segunda-feira e a quarta-feira colocando os três estados em alerta para temporais. 

 

As projeções feitas pelos modelos de previsão numérica europeu (ECMWF) e pelo modelo norte americano (GFS) apontam para um ciclone menos intenso do que o que se formou no litoral do Rio Grande do Sul entre 30 de junho e 1 de julho de 2020. Mas isto não elimina o alto risco de temporais que podem ocorrer na Região Sul novamente entre os dias 6 e 8 de julho.

 

Ambos os modelos estão prevendo a organização completa da baixa pressão atmosférica sobre a divisa do Rio Grande com Santa Catarina durante a noite de terça-feira, 7 de julho, mas com pressão acima de 1000 hPa. A baixa pressão atmosférica se desloca para o mar, entre estes dois estados na madrugada/manhã de quarta-feira, 8 de julho, mas com valor próximo de 1000 hPa.

 

No decorrer da tarde/noite de quarta,8, a baixa pressão vai para o oceano e aprofunda, a pressão do ar cai mais e fica abaixo dos 1000 hPa, mas isto acontece já longe do continente, em alto mar.

 

Como funcionam os modelos de previsão do tempo

 

Previsão de chuva volumosa para o RS e SC

 

A chuva mais persistente e volumosa deve ocorrer sobre o planalto, serra, noroeste, Grande Porto Alegre e litoral norte do Rio Grande do Sul e sobre o oeste, planalto sul, serra e litoral sul de Santa Catarina. Estas regiões são as que estarão mais sujeitas a ter novamente rajadas de vento em torno dos 100 km/h e volumes de chuva  da ordem de 100 mm em 48 horas. A maior parte da chuva e as rajadas de vento mais intensas devem ocorrer entre a tarde da terça-feira, 7 de julho e a madrugada da quarta-feira, 8 de julho.

 

Os temporais esperados para estes dias são preocupantes e podem causar grandes danos como enchente, alagamentos, queda de árvores e destelhamentos. Fique alerta! 

 

É preciso ficar claro que,  a chuva volumosa e as rajadas de vento muito fortes podem ocorrer também nas áreas que já foram atingidas pelos temporais da semana passada, mas isto não é uma regra. 

 

No decorrer da quarta-feira, 8, a medida que a frente fria estiver avançando sobre o Sul do Brasil, as áreas de chuva se espalham em direção ao Vale do Itajaí, norte de Santa Catarina e o Paraná, mas já com menos intensidade. Assim, os volumes de chuva para estas regiões não devem ser muito elevados

 

Uma forte massa de ar frio de origem polar vai avançar sobre  o Sul do Brasil a partir da quarta-feira, 8 de julho, causando muito frio no fim desta semana.

 

RS_Porto-Alegre-por-Patricia-Marques-15-1-18-temporal-chegando

Foto: Patricia Marques - Porto Alegre - RS

 

Projeção das rajadas de vento

 

De forma geral, entre terça e quarta-feira, 7 e 8 de julho, rajadas de vento entre 70 km/h e 90 km/h podem ocorrer de forma generalizada em praticamente todo o Rio Grande do Sul, no oeste e centro de Santa Catarina, no sudoeste e sul do Paraná. É alto o risco de temporal/ventania na Grande Porto Alegre e Grande Florianópolis, onde as rajadas podem ser da ordem de 100 km/h.  

 

O Rio Grande do Sul deve começar a sentir a intensificação dos ventos já durante a tarde da terça,7, mas o pior deve ocorrer no período da noite de terça/madrugada de quarta, 8 de julho. 

 

Na quarta-feira, o vento deve ganhar força também no leste do Paraná, sul/leste de São Paulo, principalmente nas imediações da Serra do Mar, com rajadas entre 70 km/h e 90 km/h.

 

Fique de olho nos alertas de tempo severo no site da Climatempo. Clique aqui

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

23°
min

27°
max

5mm / 90%

São Paulo - SP

19°
min

26°
max

5mm / 83%