Nuvem rolo é vista em praia do ES

14/07/2020 às 18:15
por Angela Ruiz

Atualizado 14/07/2020 às 18:51

Oferecimento
Rara, fenômeno indica mudança no tempo. Veja como fica a previsão nos próximos dias no estado capixaba

Na tarde desta terça-feira, 14 de julho, moradores de Aracruz no Espírito Santo foram surpreendidos com uma nuvem extensa no céu. O fenômeno trata-se de uma nuvem rolo, como é conhecida na meteorologia. Indica uma mudança no tempo com a chegada de uma frente fria depois de vários dias de tempo seco e muito calor na região.

 

O vídeo acima foi feito por Roberto Alves Barroso na praia dos Padres, em Aracruz, na tarde desta terça-feira, 14 de junho   

 

 

O vídeo acima foi feito por Márcia Rocha, na praia Formosa, em Aracruz, na tarde desta terça-feira, 14 de junho   

 

 

O que é nuvem rolo?

 

De acordo com o meteorologista Marcelo Pinheiro, a nuvem é rara. A combinação da massa de ar quente que predominava no Espírito Santo e a aproximação da frente fria na costa do estado com característica diferente de temperatura e umidade e o vento que soprava em diferente direção ao longo de uma camada vertical da atmosfera contribuiu para a formação deste tipo de nebulosidade. 

 

Este tipo de formação pode atingir mil quilômetros de comprimento e de 1 a 2 quilômetros de largura a uma altitude entre 100 e 200 metros, sendo assim considerada baixa. A nuvem rolo pode se deslocar com velocidade de até 60km/h, o que provoca rajadas de vento em superfície. A nuvem vai se dissipando a medida que atmosfera entra em equilíbrio.        

 

Previsão para os próximos dias

 

Nesta quarta-feira, a frente fria se afasta do Espírito Santo, mas os ventos úmidos se intensificam e espalham muitas nuvens. O tempo fica fechado com chuva moderada a qualquer hora na capital Vitória. A temperatura cai.    

 

Foto: Valter Sales- Vitória - ES

 

Na quinta-feira, a previsão ainda é de muitas nuvens e um pouco de chuva, na Grande Vitória, principalmente na madrugada e manhã. A temperatura fica amena na madrugada e a noite. A partir de sexta-feira, o sol predomina e o tempo volta a ficar mais firme. 

 

Leia também: Grandes ondas e risco de ressaca

CIDADES RELACIONADAS

Vitória - ES

21°
min

26°
max

15mm / 80%