Tarde mais fria do ano na cidade do Rio de Janeiro

15/07/2020 às 20:22
por Redação

Oferecimento
Ar polar se afasta nesta quinta, 16, sol aparece e temperatura sobe nos próximos dias.

Ar polar se afasta nesta quinta, sol aparece e temperatura sobe nos próximos dias.

 

 Não foi à toa que carioca subiu o meião e o capuz do moleton nesta quarta-feira, 15 de julho. É que estava frio mesmo, para os padrões climáticos da cidade do Rio de Janeiro. Na maior parte do dia, a temperatura pela cidade não superou a marca dos 20°C, que é um valor bastante baixo como maior temperatura de um dia na cidade do Rio, mesmo no inverno. 

 

Tecnicamente a temperatura máxima do dia 15 de julho, segundo o INMET - Instituto Nacional de Meteorologia , foi de 20,6°C registrada pela estação meteorológica que fica na Marambaia, na zona oeste. Esta foi a menor temperatura máxima de 2020 até agora no Rio, mas ocorreu no começo da madrugada . Durante a tarde mesmo, a temperatura ficou ainda mais baixa e nem passou do dígito de 20°C.

Ainda segundo o INMET,  o recorde anterior de menor temperatura máxima em 2020 no Rio era de 22,9°C, em 16 de maio, também na estação da Marambaia.



Foto de Andreia Alcantara, Mangaratiba (RJ)

 

 

Por que esfriou?

Todo o estado do Rio de Janeiro esfriou muito na quarta-feira, 15 de julho. Segundo o INMET, a temperatura na região de Teresópolis variou de 15°C a 14°C na maior parte do dia. Mesmo no Norte Fluminense, normalmente quente, a temperatura despencou e não passou dos 21°C.

 

A razão para a forte queda da temperatura foi a combinação de céu nublado, o tempo chuvoso por várias horas consecutivas, e o ar frio de origem polar que chegou ao estado do Rio de Janeiro com uma frente fria. 

Tanto o céu nublado como as horas chuvosas impediram que o sol aparecesse.

 

 

Temperatura sobe nos próximos dias

Nesta quinta-feira, 16, o Grande Rio amanhece nublado, até com chance de garoa, mas a nebulosidade vai diminuindo à tarde deixando o sol aparecer, ainda entre muitas nuvens. Mesmo assim, isto já será suficiente para "quebrar o gelo" e deixar a tarde da quinta-feira menos fria.

 

O ar esquenta de vez na sexta-feira e volta a fazer calor. O fim de semana será com tempo firme,  muito sol, friozinho à noite e calor no restante do dia, mas sem exageros. Calor de inverno!

CIDADES RELACIONADAS

Teresópolis - RJ

13°
min

24°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

15°
min

30°
max

0mm / 0%

FASES DA LUA

  • Nova
    18/08
  • Crescente
    25/08
  • Cheia
    03/08
  • Minguante
    11/08

ESTAÇÕES DO ANO

  • Inverno
    20/06
  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12