Risco de novas inundações no Rio Grande do Sul

16/07/2020 às 05:03
por Redação

Oferecimento
Novas áreas de instabilidade crescem hoje sobre a Região Sul e há risco de chuva forte também sobre a Grande Porto Alegre.

Rio Grande do Sul e Santa Catarina voltam a ficar em alerta nesta quinta-feira,16 de julho, para o risco de chuva forte, depois de sentirem o frio intenso de ontem, com temperaturas abaixo de zero. O que causa preocupação é a formação de novas áreas de instabilidade sobre o Sul do Brasil, que traz a chuva de volta e que pode ser forte especialmente sobre o Rio Grande do Sul. O maior potencial para chuva forte e grandes acumulados é justamente sobre o centro-norte do Rio Grande do Sul, que já recebeu grandes acumulados de chuva desde o começo de julho.

 

Risco de novas inundações

A defesa civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta na tarde de ontem, 15, para 17 cidades gaúchas, por causa da possibilidade de inundações nas bacias dos rios Gravataí, Sinos, Caí e bacia do Taquari. 

 

O aviso é válido para cidades de Alvorada, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo,  Porto Alegre, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, São Sebastião do Caí, Montenegro, Lajeado, Santa Tereza, Roca Sales, Estrela, Muçum e Encantado.

 

O alerta é justamente por causa das áreas de chuva forte que estão previstas para se formar sobre o Sul do Brasil no decorrer desta quinta-feira.

 

 

 

 

Grande Porto Alegre também terá mais chuva

A Grande Porto Alegre é uma das regiões que pode ter novamente problemas com a chuva no decorrer desta quinta-feira.. Pela medição do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - na primeira quinzena julho choveu aproximadamente 170 mm sobre Porto Alegre (medição automática), o que representa 20% de chuva acima da média, que é de 141 mm.

 

Confira alguns acumulados elevados no Rio Grande do Sul durante a primeira quinzena de julho de 2020 registrados pelo INMET (valores aproximados)

 

Serafina Correa: 350 mm

Vacaria: 340 mm

Canela: 290 mm

Lagoa Vermelha: 260 mm

Bento Gonçalves: 250 mm

Teutônia: 200 mm

 

Foto: Patricia Marques - Porto Alegre - RS

 

 

Previsão para sexta-feira

As novas áreas de instabilidade devem se afastar rapidamente da Região Sul. A previsão é que as nuvens carregadas se desloquem para o mar já na sexta-feira, 17 de julho, e a chuva pare sobre o Rio Grande do Sul. 

Em Santa Catarina, ainda deve chover na madrugada e manhã no leste do estado na sexta-feira, mas a chuva deve parar durante a tarde.

 

O fim de semana será com predomínio de sol em toda a Região Sul.

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

19°
min

30°
max

0mm / 0%