Ar continua muito seco na maior parte do BR

18/07/2020 às 15:53
por Paula Soares

Atualizado 19/07/2020 às 14:29

Oferecimento
Veja como fica o tempo no país nos próximos dias.

Um grande bloqueio atmosférico se estabeleceu sobre o Brasil, e com isso, as instabilidades não conseguem avançar pelo país nos próximos dias. O ar seco continua atuando muito forte, e a tendência agora é de tempo firme em grande parte do Brasil.

 

Bloqueio atmosférico deixa Brasil mais quente e seco

 

No domingo, 19 de julho, a previsão é de um dia com bastante sol na maior parte do país e tempo bem seco. Nas horas mais quentes da tarde, a umidade relativa do ar vai ficar muito baixa em vários estados. Veja o mapa de risco de umidade baixa para este domingo:

 

Mapa de umidade domingo

 

O ar seco pode trazer várias complicações para a saúde, principalmente quem já sofre com problemas respiratórios crônicos. 

 

Por que o ar seco é ruim para a saúde?

 

 

Quais regiões devem ter chuva?

Entre o litoral do Espírito Santo e o litoral leste nordestino, pode chover um pouco no domingo e na segunda-feira, mas em geral, a chuva será passageira. O sol consegue aparecer mesmo assim, e faz calor à tarde. A chuva deve ser mais persistente no leste do Nordeste nos próximos dias. Essas áreas seguem com tempo instável e pode chover várias vezes ao longo da semana, e não se descarta uma chuva mais forte em alguns pontos. A região de Salvador pode ter alguns episódios de chuva forte, com raios e rajadas de vento.

 

Na costa norte do Brasil, entre São Luís/MA e o norte do Amazonas, a previsão é de sol, ar bastante abafado e pancadas de chuva que podem ser fortes em pontos isolados. O calor passa dos 30°C nestas áreas.

 

Tendência

A chuva ainda vai persistir entre a costa do Nordeste e as áreas mais ao norte da Região Norte. As demais regiões brasileiras vão seguir com o ar muito seco, bastante sol e baixos índices de umidade. Pelo menos até quinta-feira não há condições de chuva para as capitais do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O interior nordestino e o sul da Amazônia também ficarão com o tempo bem seco.

 Cuide-se e hidrate-se! 

 

Veja também:  Como fica SP neste fim de semana?

CIDADES RELACIONADAS

Salvador - BA

22°
min

29°
max

0mm / 0%