Frente fria rompe bloqueio e provoca chuva no Sul do Brasil

23/07/2020 às 16:05
por Amanda Sampaio

Oferecimento
Sexta-feira será de tempo instável em parte do Rio Grande do Sul

Uma frente fria continental que se formou sobre o Uruguai avança sobre o Sul do Brasil nesta sexta-feira (24) e finalmente consegue romper o bloqueio atmosférico que estava impedindo a ocorrência de chuva sobre a Região. 

 

Com a passagem do sistema, a chuva pode ocorrer a qualquer hora, com até moderada intensidade, em todo o centro-sul gaúcho, inclusive em Santa Maria, São Luiz Gonzaga e Bagé. Em Uruguaiana, a chuva já pode começar durante a madrugada e deve ocorrer de forma mais persistente. 

 

Nas demais áreas do estado, a sexta-feira começa com sol e a sensação será de tempo abafado, no entanto, pode chover com raios a partir da tarde. Na Grande Porto Alegre e em Passo Fundo, o céu enche de nuvens ao longo do dia, e a expectativa é de pancadas isoladas apenas no período da noite. 

 

Leia mais - Pele: o termômetro do nosso corpo

 

Pré-frontal

Devido à aproximação da frente fria, a situação será de pré-frontal em Santa Catarina e do Paraná. Por isso, a sensação de calor aumenta sobre essas áreas, e podem ocorrer algumas rajadas de vento durante o dia. Com a circulação de ventos, a nebulosidade aumenta bastante durante o dia no oeste destes dois estados, mas ainda assim não chove. 

 

Foto de Dolores Klassen, Colônia Nova (RS)

 

Geada à vista!

No sábado (25), a frente fria avança em direção ao Sudeste, e uma grande massa de ar frio de origem polar começa a entrar sobre o Sul do Brasil. Na região de Uruguaiana, o amanhecer será com geada! 

 

Devido à circulação de ventos, ainda pode chover fraco ao longo do dia na Grande Porto Alegre, no norte do Rio Grande do Sul, no sul e oeste de Santa Catarina e em Foz do Iguaçu. Em Florianópolis, Curitiba e nas demais áreas da Região, o sol aparece entre muitas nuvens, mas já não há previsão de chuva.

 

No domingo (26), o amanhecer será frio e com geada em amplas áreas do interior gaúcho e catarinense!

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

17°
min

24°
max

0mm / 0%

Porto Alegre - RS

14°
min

24°
max

0mm / 0%