Cinco motivos para instalar energia solar na sua casa

24/07/2020 às 18:37
por Redação

Oferecimento
Brasil é um dos melhores lugares como potencial energético solar no mundo

Além do Brasil ser um dos melhores lugares como potencial energético solar no mundo, a energia fotovoltaica é renovável, reduz custos e está em alta.

 

Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de 2012 até 2019 já foram instalados mais de 134 mil sistemas fotovoltaicos no país. “Mas, apesar do avanço, o Brasil continua com o aproveitamento abaixo do seu potencial.  Países como China, Japão, Estados Unidos, Alemanha, Itália e a Espanha já estão usando o potencial solar em grande escala”, explica José Vitor Salm, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento e Suporte Técnico da Renovigi.

 

Confira 5 motivos indicados pelo José Vitor para aderir à energia solar:

 

1 – Economia na conta de luz 

Esse é o principal atrativo. Com a utilização do sistema é possível chegar a 95% de economia e o investimento costuma sair em torno de R$ 15 mil, pensando em uma residência da média brasileira, para uma família de quatro pessoas. Dependendo do tamanho do imóvel, do consumo de potência e dos equipamentos utilizados, é necessária uma quantidade maior de módulos fotovoltaicos, o que encarece o processo.

 

2 – Retorno do investimento em curto prazo

Para fazer a utilização do sistema residencial é necessário um investimento inicial, mas o retorno não demora e o novo equipamento se paga em um prazo médio de 4 anos, dependendo do sistema instalado. Após esse período, a economia é lucro.

 

3 – Pouca manutenção

Outra vantagem do sistema solar residencial é o seu período de revisão, que é considerado baixo. A limpeza dos módulos pode ser feita pelo próprio consumidor, o que já reduz gastos, e só precisa ser feita quando os painéis estiverem muito sujos, o que demora a acontecer, já que a própria chuva ajuda na limpeza da poeira. No entanto, uma vez por ano é necessária uma inspeção elétrica do seu sistema para que ele siga trabalhando com qualidade.

 

4 – Vida útil

Após a instalação dos painéis fotovoltaicos, o período de vida útil é de mais ou menos 25 anos. A instalação que chegar ao seu 25º ano de utilização, provavelmente ainda terá 80% das suas funções funcionando em comparação com o dia da instalação inicial.

 

5 – Valorização do imóvel

O preço médio das propriedades que contam com o conjunto tem até 10% de aumento. Além de ser um investimento que garante a economia de energia, o sistema também faz com que o seu bem valha mais.

 

Leia mais notícias de sustentabilidade em nosso Canal. Clique aqui