Cientistas divulgam panorama climático para os próximos 5 anos

28/07/2020 às 16:41
por Redação

Oferecimento
Pesquisa conta com modelos de computador dos principais centros climáticos do mundo para produzir informações acionáveis ​​para a tomada de decisões.

Uma pesquisa liderada pelo Met Office, no Reino Unido, divulga anualmente um panorama climático para os próximos cinco anos. De acordo com a OMM (Organização Meteorológica Mundial), o estudo, intitulado de “The Global Annual to Decadal Climate Update” (ou Atualização Global Climática de Ano à Década, em tradução literal), conta com a experiência de cientistas e modelos de computador dos principais centros climáticos do mundo para produzir informações acionáveis ​​para a tomada de decisões. 

 

“Este estudo mostra - com um alto nível de habilidade científica - o enorme desafio à frente no cumprimento da meta do Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas de manter um aumento da temperatura global neste século bem abaixo de 2°C, acima dos níveis pré-industriais e buscar esforços para manter o aumento da temperatura ainda mais a 1,5°C ”, afirma o secretário geral da OMM Petteri Taalas.

 

Ainda segundo a OMM, as previsões do grupo levam em consideração as variações naturais e as influências humanas no clima para fornecer o que consideram as melhores previsões possíveis de temperatura, precipitação, padrões de vento e outras variáveis ​​para os próximos cinco anos. Os modelos de previsão não levam em consideração alterações nas emissões de gases de efeito estufa e aerossóis como resultado do confinamento do coronavírus.

 

“A OMM enfatizou repetidamente que a desaceleração industrial e econômica causada pela covid-19 não é uma substituta para uma ação climática sustentada e coordenada. Devido à vida útil muito longa do CO2 na atmosfera, não se espera que o impacto da queda de emissões neste ano leve a uma redução das concentrações atmosféricas de CO2 que estão impulsionando o aumento da temperatura global”, acrescenta Taalas.

 

 

 

Ainda segundo o secretário-geral da OMM, embora a covid-19 tenha causado uma grave crise econômica e de saúde internacional, o não enfrentamento das mudanças climáticas pode ameaçar o bem-estar humano, ecossistemas e economias por séculos. “Os governos devem aproveitar a oportunidade para adotar a ação climática como parte de seus programas de recuperação e garantir que voltemos a crescer melhor ”, afirma.

 

Segundo o professor Adam Scaife, chefe da previsão de longo alcance no Centro Hadley  do Met Office, esta é uma nova e interessante capacidade científica. “À medida que a mudança climática induzida pelo homem cresce, torna-se ainda mais importante para os governos e tomadores de decisão entenderem os riscos climáticos atuais em uma base atualizada anualmente”, acrescenta.

 

Este texto é uma tradução e adaptação de conteúdo publicado pelo Meteorological Technology International. Para acessar a publicação original, clique aqui.