Oferecido por
A chuva de julho de 2020 caiu com muita força sobre o Rio Grande do Sul causando enchente e prejuízos também na região de Porto Alegre.
Segundo o INMET, em 30 dias choveu aproximadamente 260 mm sobre Porto Alegre, pela medição automática, o que representa 84% de chuva acima da média normal para julho que é de 141 mm
Novo recorde de frio em Porto Alegre
A forte massa de ar frio de origem polar que entrou no Sul do Brasil nesta última semana de julho vem causando muito frio desde a terça-feira passada, especialmente sobre o Rio Grande do Sul. O centro da massa desta massa polar, que é a região de frio mais intenso, passou sobre o Rio Grande do Sul fazendo com que a temperatura caísse mais neste estado.
Em Porto Alegre, a madrugada de 30 de julho foi a mais fria de 2020, até agora. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 2,6°C de temperatura mínima. O recorde anterior de menor temperatura deste ano era de 2,7°C, em 15 de julho.
Foto de Andre C., Porto Alegre (RS)
Frio diminui nos próximos dias
A passagem desta forte massa de ar frio de origem polar fez com que a temperatura ficasse abaixo de 0°C nesta quinta-feira no Rio Grande do Sul e na serra catarinense. A tendência a partir desta sexta-feira é de elevação da temperatura, pois o ar frio intenso vai para o mar e se afasta do Sul do Brasil nos próximos dias.
Para sexta-feira, 31 de julho, e para o fim de semana, a tendência de rápida elevação da temperatura. Ainda vai fazer frio na madrugada e começo da manhã, mas as temperaturas não ficarão tão baixas como nos últimos dois dias.
Nesta sexta-feira, pode gear em alguns pontos da serra gaúcha e catarinense. Ainda pode garoar no litoral do Paraná, mas nas demais áreas da Região Sul, o tempo fica firme, com sol o dia todo.
O fim de semana será de bastante de sol e tempo seco na Região. Não tem previsão de chuva e o ar vai ficar bastante seco.