Falta de chuva aumenta o calor em várias áreas do BR

07/08/2020 às 11:51
por Angela Ruiz

Oferecimento
Temperatura fica alta no período da tarde. Veja como fica o tempo no fim de semana

Um forte bloqueio atmosférico se estabeleceu sobre várias áreas do Brasil e está impedindo a formação de nuvens e a chegada de frente frias. A temperatura está subindo rápido nas horas mais quentes do dia e o calorão é grande em várias cidades do interior do país. Os termômetros sobem rápido nestes dias quentes.

 

Para se ter uma ideia, ontem (06), a cidade de Cruzeiro do Sul, no Acre registrou a maior temperatura do país. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) o termômetro marcou 41°C.

 

Mais calor no interior do Brasil

 

O calor continua neste fim de semana do Dia dos Pais. Os próximos dias serão marcados por muito sol, baixa umidade do ar, poluição e registro de focos de fogo em vários estados brasileiros, principalmente pelo interior do país. Temperaturas acima dos 34°C vão ser facilmente registradas, especialmente em cidades do Mato Grosso, Rondônia, Acre, Pará e do Piauí.

 

A falta de chuva e o ar parado não conseguem dispersar os poluentes nos grandes centros urbanos. A secura do ar além de inibir a chuva piora a qualidade do ar. Para diminuir o desconforto causado pela baixa umidade recomenda-se beber mais água do que o normal e evitar os exercícios físicos entre 10 e 16 horas.

 

Focos de fogo

 

O número de focos de fogo aumenta a cada dia e a fumaça das queimadas prejudica a visibilidade nas estradas. Em algumas localidades no interior do Centro-Oeste, a umidade relativa do ar pode chegar a níveis de atenção e emergência. A população deve se manter informada com a defesa civil de seus estados, mas independentemente de qualquer aviso, a hidratação através da ingestão de muito líquido torna-se importante. Evite aglomerações.

 

Foto de Bruno Ferraz Pinheiro, Rio De Janeiro (RJ)

 

Previsão Fim de semana

 

No decorrer do fim de semana, todo o interior do Mato grosso, Rondônia, Acre, terão novamente registro de temperaturas altas com níveis de umidade do ar muito baixos. Chuvas passageiras e de forma rápida ocorrem no litoral de Alagoas, Pernambuco e da Paraíba.

 

Ventos úmidos que sopram do mar ajudam a espalhar muita nebulosidade e chuva a qualquer hora do dia no norte do Espírito Santo, sul e leste da Bahia. No centro-norte de Roraima, tempo instável com chuva ao longo do dia. Na região amazonense de Tefé e Barcelos, ocorrem pancadas de chuva a partir da tarde com raios. As demais áreas brasileiras, permanecem quentes e secas.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

20°
min

26°
max

25mm / 80%