Semana de chuva e temperaturas baixas em SP

16/08/2020 às 18:14
por Redação

Atualizado 16/08/2020 às 18:50

Oferecimento
Grandes volumes devem ser acumulados ao longo dos próximos dias

Depois de uma semana muito seca e quente no estado de São Paulo, o tempo mudou no fim de semana. Voltou a chover com forte intensidade, com raios e com fortes rajadas de vento também. O calor já diminuiu, no sábado a máxima não passou dos 22,6°C e no domingo 20,7°C na capital.

 

Semana de alerta em SP

A semana vai seguir em alerta para mais chuva em São Paulo. A segunda e a terça serão dias de muitas nuvens, vários períodos de chuva e temperaturas baixas em todo centro-sul, leste e oeste do estado. Essa previsão inclui a região da Grande SP e o litoral paulista. Há condições para temporais e as rajadas de vento podem alcançar os 60km/h.

 

Confira a temperatura máxima prevista para hoje na capital

A quarta-feira deve ser o dia com mais sol e calor na semana. A chuva nesse dia só deve vir a partir da tarde na capital. Mas, já na quinta-feira, outra frente fria vai avançar por São Paulo e o tempo volta a ficar carregado. 

 

Volume de chuva

A estação meteorológica automática do INMET, no Mirante de Santana, acumulou 10,6mm do começo do mês até o começo da tarde deste domingo, 16 de agosto. Com a passagem dessas duas frentes frias, a expectativa é que os volumes alcancem de 40 a 60mm na capital somente nesta semana. Ou seja, a chance da capital fechar o mês com volume acima da média, é muito grande. A média de chuva para este mês de agosto é de 36mm na capital.

 

PaulaSoares_SãoPaulo_SP

Foto por Paula Soares, São Paulo/SP

 

As cidades que menos vão sentir influência dessas instabilidades, são as cidades que ficam mais ao norte e noroeste do estado. Por lá a temperatura não terá uma queda tão acentuada, e a chuva vai acontecer de forma mais isolada ao longo do dias, sem grandes acumulados. 

 

Por outro lado, a chuva desta semana tem potencial para provocar transtornos no litoral paulista, na Grande SP, e nas cidades do interior que ficam no centro-sul, oeste e leste do estado, como é o caso, por exemplo, dos Vale do Ribeira e Paraíba, Sorocaba, Itapetininga, Campinas, Bauru e Presidente Prudente. Os volumes de chuva serão elevados e há risco para alagamentos.

 

Semana de temporais, frio intenso e risco de neve no Sul do BR

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

26°
max

5mm / 90%