Com mais de 40°C, Cuiabá tem novo recorde de calor para 2020

18/08/2020 às 17:44
por Redação

Oferecimento
Intensa massa de ar de origem polar vai derrubar pode causar recorde de frio no fim da semana.

O mês de agosto vem sendo de calor intenso em Mato Grosso. Com temperatura em torno dos 40°C, a capital do estado, Cuiabá, bateu novamente o recorde de calor para 2020 nesta terça-feira, 18 de agosto, pela terceira vez nos últimos dias.

 

Pela medição do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - a temperatura máxima medida às 15 horas (hora de Brasília) nesta terça-feira, 18, foi de 41,2°C. O recorde anterior era de 40,1°C, em 14 de agosto. No dia 15/8, a temperatura chegou aos 39,8°C.

 

Para esta quarta-feira, 19, a previsão é de calor muito intenso, em torno dos 41°C, e há chance de novo recorde.

 

Agosto tem sido marcado por calor intenso, ar muito seco e muita fumaça de queimadas na região de Cuiabá. Segundo o INMET, das 7 das 10 maiores temperaturas de 2020 ocorreram em agosto.

 

 

Foto: Gabriele Schimanoski - Cuiabá -MT

 

 

Frio à vista

Uma grande e forte frente fria vai passar sobre o Centro-Oeste do Brasil nos próximos dias. Há chance de chuva para a fronteira de Mato Grosso com a Bolívia nesta quarta-feira,19, e também na quinta-feira,20 de agosto. Mas a chuva não deve ser volumosa. 

 

Para a região de Cuiabá, Rondonópolis e Tangará da Serra, por exemplo, a previsão é de aumento da nebulosidade, mas a possibilidade de chuva e muito baixa. Pode chuviscar na quinta-feira. As outras regiões de Mato Grosso terão algumas nuvens nestes dois dias e nada de chuva.

 

A principal função desta grande frente fria será de provocar uma queda da temperatura muito brusca. O centro, oeste e sul de Mato Grosso vai sentir um resfriamento acentuado que começa na tarde da quinta-feira. 

 

A previsão é de bastante frio na sexta-feira no centro-oeste e sul de Mato Grosso. Em Cuiabá, há chance de novo recorde de temperatura, mas desta vez de menor temperatura de 2020. O recorde atual é de 12°C em 27 de maio.

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

24°
min

29°
max

10mm / 67%

Brasília - DF

18°
min

28°
max

5mm / 90%