Passagem de frente fria deixa SP em alerta para temporais

19/08/2020 às 22:55
por Redação

Oferecimento
Temperatura cai muito no decorrer desta quinta-feira

Uma grande e forte frente fria passa sobre São Paulo nos próximos dois dias e deixa todo o estado em alerta para temporais. Além da chuva forte, esta frente fria vem trazendo uma massa de ar frio de origem polar muito forte que vai fazer a temperatura despencar. A sensação de frio será grande até o domingo. A capital paulista deve registrar as mais baixas temperaturas de 2020 até agora e o grande volume de chuva esperado para o litoral é preocupante.

 

Quinta-feira com chuva e frio

Nesta quinta-feira, 20 de agosto, a nova frente fria avança e provoca grandes áreas de instabilidade sobre o estado de São Paulo  que causam temporais. A ocorrência de descargas atmosféricas também deve ser frequente principalmente na parte da tarde e da noite, inclusive na Grande São Paulo.

 

As pancadas de chuva com raios podem ocorrer também pelo interior e podem ser moderadas a fortes. 

 

Rajadas de vento de 60 km/h a 80 km/h podem ocorrer em todas as regiões do estado de São Paulo

Alerta para temporais em SP

 

Ar frio

A temperatura cai muito em todo o estado durante esta quinta-feira por causa da chuva e da entrada do ar frio de origem polar. A sensação de frio deve ser intensificada pelos ventos e vai aumentando no decorrer do tarde e à noite. Na maioria das áreas do estado, incluindo a Grande São Paulo, o ar vai esfriando cada vez  mais no decorrer do dia. Assim, as menores temperaturas desta quinta-feira devem ser observadas à noite, depois das 18 horas, e não ao amanhecer como é o normal.

 

Chuva forte e mais frio na sexta

A sexta-feira,20,  promete se um dia com grande sensação de frio no estado de São Paulo e a chuva preocupa. Ainda pode chover de forma persistente e volumosa no centro-sul e leste do estado, incluindo a Grande São Paulo e o litoral.

 

A temperatura fica baixa o dia todo e a tarde de sexta pode ser a mais fria do ano até agora na cidade de São Paulo.

 

 

Foto de Rudnei Aparecido Vieira, Sorocaba (SP)

 

 

Alerta para muita chuva no litoral paulista

Os maiores volumes de chuva durante a passagem desta frente fria devem cair sobre o litoral de São Paulo.  É importante também ressaltar que a chuva além de forte é duradoura e os volumes ficam elevadíssimos e o acumulado para os próximos 3 dias deve passar dos 200 mm.

 

Na quinta-feira, 20, os acumulados variam entre 50 mm a 60 mm. Na sexta-feira, 21 de agosto, a chance de chuva forte aumenta e o volume apenas desta sexta-feira pode se aproximar dos 90 – 100 mm mm em vários locais do litoral paulista.

 

No sábado, a chuva já não deve acontecer com forte intensidade na maior parte do dia. No entanto, acontece chuva moderada no período da madrugada e manhã nas áreas da Baixada Santista e o litoral norte.

 

Ao longo da tarde e da noite a chuva acontece de forma frequente e há ainda o risco de deslizamento de terra e alagamentos, por conta dos acumulados elevados nos dias anteriores que vai deixar o solo encharcado.

 

Risco de deslizamento

Além da chuva forte, é importante avisar a população que há risco de deslizamentos de terra, alagamentos e queda de energia com a chuva forte e a intensa atividade elétrica. Além disso, o mar fica muito agitado e a altura das ondas diminui até o final do dia, variando entre 2,5m até 1,8m .

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

30°
max

0mm / 0%