Neve e geada no Sul do Brasil nesta sexta

20/08/2020 às 23:43
por Redação

Oferecimento
Massa de ar frio de origem polar atua com muita força sobre a Região Sul até o domingo. Dias amanhecem congelantes.

Várias áreas da serra gaúcha e da serra catarinense registraram neve e chuva congelada na tarde e noite desta quinta-feira, 20 de agosto. São Francisco de Paula (RS), São Joaquim (SC), Nova Petrópolis (RS), Gramado (RS), São José dos Ausentes (RS) e Cambará do Sul (RS), Canela (RS) estão entre as localidades que presenciaram os fenômenos. A quantidade de locais com queda de neve aumentou durante a  noite.



O vídeo mostra a queda da neve em São Francisco de Paula que começou na tarde de 20 de agosto de 2020

 

 

As condições para nevar no Sul do Brasil são ainda maiores nesta sexta-feira, 21 de agosto, e algumas áreas terão geada. A grande e forte massa de ar frio de origem polar que chegou ao Sul do Brasil, e permitiu a ocorrência de neve, vai atuar com mais força ainda nesta sexta-feira.

 

Onde pode nevar?

Para esta sexta-feira tem previsão de neve e outros tipos de precipitação de inverno na serra do Rio Grande do Sul, na serra e nos planaltos sul e norte de Santa Catarina e no sul do Paraná. 

Em todas estas áreas, o céu fica nublado e faz muito frio o dia todo.



Previsão de neve e outras precipitações de inverno para 21/8/2020

 

 

Onde pode gear?

Ao contrário da neve, a geada é um fenômeno que ocorre quando o céu está com pouca ou nenhuma nebulosidade e faz bastante frio.

Quase todo o Rio Grande do Sul e o oeste de Santa Catarina já estavam praticamente sem nuvens. São nestas áreas que a geada se forma já na madrugada e ao amanhecer desta sexta-feira, 21. A geada também deve ocorrer no sudoeste do Paraná, região de Foz do Iguaçu.

 

 

Poucas nuvens e muito frio favorece geada na Região Sul

 

 

Sábado congelante

O amanhecer do sábado, 22 de agosto, deve ser congelante no Sul do Brasil. Quase toda a Região amanhece sem nuvens e com temperatura próxima e ou abaixo de 0°C. Há condições para geada ampla, de moderada a forte intensidade.