Ciclone provoca ventania no litoral do RJ, do ES e do sul da BA

22/08/2020 às 17:22
por Fabiana Weykamp

Atualizado 24/08/2020 às 16:32

Oferecimento
Um novo ciclone se forma sobre o oceano e terá influência no litoral norte do RJ, na costa do ES e da BA nestes próximos dias

Após a grande frente fria acompanhada de forte massa de ar polar, os meteorologistas estão de olho na formação e intensificação de um ciclone subtropical no oceano entre costa do Sudeste e do Nordeste neste começo de semana. 

 

De acordo com a projeção dos modelos numéricos, esse novo sistema, que é caracterizado como uma área de baixa pressão atmosférica, já começou a se organizar ainda durante a noite do domingo (23) sobre o mar, na altura do sul da Bahia. Durante a segunda-feira (24), o sistema ganha força (se aprofunda, reduzindo seu valor de pressão) e desloca-se um pouco para sul. Na terça-feira (25) ele desloca-se para noroeste, aproximando seu centro da costa do Espírito Santo. Na quarta-feira (26) o sistema de desloca um pouco mais para norte e ainda aparece nas projeções numéricas de previsão do tempo, próximo ao continente, ao largo do litoral sul da Bahia.

 

ciclone_SUB

Figura esquemática que apresenta a trajetória do ciclone.

(Fonte: Robert Hart. Professor, Meteorology
Department of Earth, Ocean, and Atmospheric Science
Florida State University).

 

A princípio, o maior impacto desse sistema, será em reforçar o vento do quadrante sul na costa do Espírito Santo e da Bahia. Nesta segunda-feira e na terça-feira, há condições para fortes rajadas de vento no litoral desses dois estados. As rajadas de vento variam de 50 a 70 km/h.  O vento forte reforça também a agitação marítima. Ao longo desse domingo, há previsão de ressaca no litoral norte capixaba e no litoral da Bahia, com ondas de até 2,5m e o mar permanece muito agitado nessas áreas até a terça-feira. Entre terça e quarta-feira, o mar também sobe na costa do Rio De Janeiro com risco de ressaca e ondas de 2,5 a 3,0m. 

 

Além disso, com a mudança na direção do vento (que favorece a entrada de umidade) e a influência de um cavado nos níveis médios da atmosfera, novas áreas de instabilidade se formam sobre a região de Salvador e do Recôncavo Baiano. 

Esta região deve ficar em alerta para o risco de chuva forte, principalmente entre a noite ao longo da segunda-feira. 

 

 

gifmenor

 

Entenda a diferença entre ciclone tropical, subtropical e extratropical

 

 

 

 

 

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

18°
min

36°
max

0mm / 0%

Salvador - BA

23°
min

29°
max

45mm / 90%