Temperaturas negativas e geada no Sul do Brasil

23/08/2020 às 11:09
por Joao Basso

Atualizado 23/08/2020 às 12:10

Oferecimento
Depois da neve, registrada na última semana, os dados do CIRAM/EPAGRI desta manhã de domingo apontam temperaturas extremamente baixas

As estações do EPAGRI/CIRAM registraram temperaturas negativas nesta manhã de domingo (23) devido à atuação de uma forte massa de ar seca e de origem polar que persiste na Região Sul do Brasil.

 

As temperaturas mínimas registradas são apresentadas abaixo:

Bom Jardim da Serra - SC  -4.8 °C
Urupema -SC  -3.9 °C
Urubici -2.8 °C
São Joaquim -SC -1.4 °C
Vacaria - RS -1.4 °C
Otacílio Costa - SC -1.2 °C
Fraiburgo - SC -1.2 °C
Monte Castelo -SC -0.8 °C
Itaiópolis -SC -0.6 °C

 

Todas estas cidades e algumas das cidades próximas das Serras Gaúcha e Catarinense cujas estações, que também tiveram registros de temperatura próximas ou abaixo dos 4,0 °C, podem ter apresentado geada neste início de domingo. 

 

Previsão para os próximos dias

 

Nos próximos dias a massa de origem polar perde força no Sul do Brasil e com isso as temperaturas mínimas vão aumentando gradativamente. Assim, a ocorrência de geada se torna mais difícil nas áreas sulistas, ficando concentradas principalmente nas Regiões Serranas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. 

 

Nesta segunda-feira (24) há chance de geada também no sul Planalto de Ponta Grossa, no estado do Paraná. Nas áreas mais altas da Serra Catarinense ainda podem ocorrer registros de temperaturas negativas, porém nas áreas da Serra Gaúcha, as temperaturas mínimas devem ficar acima dos 2°C. A sensação ainda deve ser de frio extremo ao amanhecer. 

 

Na terça-feira (25), as temperaturas sobem no período da manhã e as condições de geada deverão ser observadas apenas em picos da Serra Catarinense em extremamente isolados.

 

Foto de Agência São Joaquim Online, São Joaquim (SC)