São Paulo terá clima quente e seco no mês de setembro

28/08/2020 às 20:30
por Amanda Sampaio

Oferecimento
Temperaturas devem ficar acima da média na capital paulista

Setembro até vai começar com mudanças no tempo na cidade de São Paulo devido à passagem de uma frente fria. No entanto, os paulistanos deverão se preparar novamente para um mês de Clima predominantemente quente e seco na região metropolitana.

 

Segundo análises do meteorologista Filipe Pungirum, especialista em previsão climática da Climatempo, a primeira frente fria significativa deve passar pela costa do estado entre os dias 7 e 9 de setembro, justamente no feriadão da Independência. Com a atuação deste sistema, a previsão é de queda na temperatura, mas pouca chuva na Grande São Paulo. 

 

Por outro lado, após o afastamento desta frente fria, a capital paulista enfrentará vários dias quentes e secos, com temperaturas que podem facilmente alcançar os 30ºC - valor muito acima do normal para o mês. Vale ressaltar que, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a média de temperatura máxima para setembro na capital é de 24,4ºC. 

 

Ainda de acordo com Pungirum, somente após o dia 20 é que duas novas frentes frias devem voltar a provocar chuva significativa na região metropolitana de São Paulo. Mesmo assim, a expectativa é de que, além das temperaturas acima da média, a capital termine setembro com chuva abaixo do esperado, que é de cerca de 85mm. 

 

Fonte: iStock

 

Clima no estado

De forma geral, a tendência é de que setembro seja um mês quente e seco em todas áreas de São Paulo, que terão chuva abaixo do normal. As temperaturas também ficarão acima da média no estado, com destaque para o centro-oeste paulista, que deve enfrentar dias de calor intenso e de umidade relativa do ar extremamente baixa.

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

17°
min

30°
max

0mm / 0%