Saiba as diferenças entre furacão e tornado

29/08/2020 às 01:44
por Redação

Oferecimento
Furacões e tornados estão entre os fenômenos atmosféricos mais destruidores, mas são completamente diferentes na sua formação e previsibilidade

Furacões e tornados são talvez os mais destruidores dos fenômenos atmosféricos. Podem causar ventos com força extrema, da ordem de 300 km/h, capazes de destruir completamente sólidas construções, derrubar linhas de transmissão de energia, empilhar barcos ancorados em marinas. Estes fenômenos ocorrem só em algumas regiões do planeta e podem variar muito de intensidade, mas mesmo os menos potentes causam muitos estragos. 

 

Mas é muito comum confundir tornado com furacão. Embora sejam fenômenos que causem ventania e muita destruição, são totalmente diferentes no seu tamanho, aparência, na duração, na forma como atuam.

 

É possível prever um furacão com dias de antecedência, o que permite que a população tome providências para proteger a vida e os bens materiais. Mas a previsão da área com possibilidade de surgir um tornado só é percebida com poucos minutos antes.

 

As duas fotos a seguir mostram um tornado e um furacão. Assim, lado a lado, fica fácil ver que são fenômenos completamente diferentes. Um está no solo e outro no céu!

 

 

Furacões só podem ser vistos do espaço, por satélites meteorológicos

 

 

 

Tornados são vistos em terra, a olho nu

 

 

Quando você pesquisar na internet o desenho esquemático de um tornado, preste atenção! A imagem sempre deve ser parecida com um funil, como um cone de temaki ou de casquinha de sorvete. Já o furacão deve ser arredondado, com  pontas alongadas, como se fossem braços 



Desenhos esquemáticos de um tornado (esquerda) e de um furacão (direita)

 

 

Confira no infográfico algumas diferenças entre um furacão e um tornado

 

Diferenças entre tornado e furacão