Temporais no sul do Rio Grande do Sul

29/08/2020 às 09:12
por Fabiana Weykamp

Atualizado 29/08/2020 às 09:46

Oferecimento
Chuva intensa e ventania vão marcar os próximos dias no sul gaúcho.

A forte circulação anticiclônica na média atmosfera está atuando como uma grande barreira meteorológica que está dificultando o avanço de frentes frias pelo Brasil e faz com que a instabilidade fique concentrada no Rio Grande do Sul, especialmente sobre o sul do estado. 

 

Este sábado (29) começou com tempo estável no Rio Grande do Sul, mas, entre o meio da tarde e a noite, novas áreas de instabilidade se formam, por causa da influência de uma nova frente fria. O dia termina com pancadas de chuva e grande risco de temporais no sul gaúcho. Há condições para raios e fortes rajadas de vento, que podem chegar a 60km/h.

 

 

Nos próximos dias, mesmo com a frente fria se afastando, muitas áreas de instabilidade persistem e a chuva será frequente no sul gaúcho. Principalmente entre a terça (01) e a quarta-feira (02), há alto risco de temporais por causa da formação de um novo e forte sistema de baixa pressão. Além da chuva intensa, há condições para ventania e queda de granizo. 

 

Nos próximos cinco dias, os modelos estimam volumes em torno de 100 a 150 mm acumulados entre o Chuí, Arroio Grande e Pelotas.